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Dúvidas Frequentes (FAQ)

Confira abaixo as perguntas frequentes sobre o Departamento Regional – SENAI / RN. Se ainda assim precisar, você poderá fazer contato nas unidades mais próximas ou por faleconosco@rn.senai.br

1 - Quais são os cursos técnicos, de qualificação e de aperfeiçoamento do SENAI? Como me matricular ?

O SENAI- Departamento Regional do Rio Grande do Norte oferece cerca de 250 cursos que preparam trabalhadores para 17 áreas industriais. Os cursos ofertados abrangem diferentes modalidades desde a aprendizagem industrial, o técnico de nível médio e chegam à especialização técnica. Cada unidade do SENAI oferece diferentes oportunidades de educação profissional. Para conhecer quais os cursos da sua cidade, acesse o link de cursos. (link http://www.rn.senai.br/cursos-presenciais/)

2 - Como me candidato a vagas de docente do SENAI?

A contratação de docente para cargo efetivo, se dá por meio de processo seletivo publicado em edital. Para ingresso de instrutor extra quadro, acesse o sistema credenciamento no link (link http://www.rn.senai.br/trabalhe-conosco/ )

3 - Fiz um curso no SENAI e gostaria de pegar meu certificado. O que devo fazer?

Entre em contato diretamente com a unidade onde você realizou o curso. (link http://www.rn.senai.br/escolas/ )

4 - Quais são os cursos a distância do SENAI ?

O site de Educação a Distância do SENAI oferece todas as informações que você precisa para encontrar o curso que mais atende sua necessidade. (link http://portalead.rn.senai.br/ )

5 - Posso patrocinar eventos do SENAI ou ser parceiro de iniciativas do serviço em minha cidade?

As propostas de parceria e patrocínio são avaliadas pelas áreas técnicas e gestores do SENAI. Caso sua dúvida esteja relacionada a ações de âmbito nacional, acesse o formulário de contato e nos envie um e-mail. faleconosco@rn.senai.br

6 - Onde posso encontrar detalhes sobre um evento do SENAI?

Acesse a área especial de eventos do SENAI para saber mais sobre os eventos ou nos envie um e-mail. faleconosco@rn.senai.br

7 - Como faço inscrição para competir na Olimpíada do Conhecimento e na WorldSkills ?

Os competidores da Olimpíada do Conhecimento e da WorldSkills são selecionados por meio de avaliações realizadas nas unidades no SENAI em cada estado brasileiro. Para participar, é necessário ser aluno ou ex-aluno de cursos técnicos de nível médio, de aprendizagem industrial ou de qualificação profissional das instituições participantes.

8 - Como funciona o Edital de Inovação e como faço para inscrever um projeto ?

Podem participar do Edital as empresas industriais de todo porte e Startups de Base Tecnológica que, em parceria com pelo menos uma Unidade Operacional do SENAI ou SESI, desejem desenvolver e implementar um projeto inovador que gere novos negócios com um produto/processo/serviço inovador, promova a melhoria na produtividade ou impacte positivamente na saúde e segurança dos seus trabalhadores. As empresas podem submeter ideias na plataforma com seus respectivos arquivos anexos: discurso de elevador (vídeo e apresentação) e Business Model Canvas, e o Departamento Regional do SENAI ou do SESI a encaminhará para qualificação. Link do edital http://www.portaldaindustria.com.br/senai/canais/edital-de-inovacao-para-industria/

9 - Quero trabalhar como Jovem Aprendiz. Como faço para me candidatar a uma vaga?

O programa Jovem Aprendiz do SENAI qualifica jovens, com idade entre 14 e 24 anos, contratados como aprendizes pelas indústrias. Para participar do programa é necessário está matriculado em curso de aprendizagem industrial. A empresa efetiva a matrícula do jovem no SENAI. Fique atento às oportunidades de contratação pelas empresas da sua região

10 - Como registrar pedidos de informação para o SENAI DR/RN?

Por meio do formulário eletrônico, bastando acessar o link
https://www.rn.senai.br/abrir-solicitacao-no-sac/, preencher seus dados, escrever, de forma clara e objetiva seu pedido de informação, marcar a opção “Sou humano” e,
em seguida, clicar no botão “Enviar”.
Caso necessário, é possível enviar anexos junto à solicitação.
Um número de protocolo, que possibilita o acompanhamento da
demanda, será enviado para o e-mail que registrou no formulário
eletrônico.
Além do envio pelo formulário eletrônico acima descrito, você poderá
enviar seu pedido de informação pelos outros canais de acesso ao
SENAI RN:
a) Presencial – recebido por um atendente em nossa instalação física
localizada no seguinte endereço: Av. Senador Salgado Filho, 2860 – Lagoa Nova – Natal/RN – CEP: 59075-900.

b) Telefone – recebido pela equipe do SENAI RN – (84) 3204-6179, funciona de Segunda à Sexta, das 8h às 12h e 13:30h às 17:30h.

c) Correspondência – via carta física para o SENAI RN, no seguinte endereço: Av. Senador Salgado Filho, 2860 – Lagoa Nova – Natal/RN – CEP: 59075-900.

d) E-mail – do SAC do SENAI RN: sac@rn.senai.br, ao invés de utilizar o formulário eletrônico do próprio site.

11 - Como consultar os pedidos registrados?

A consulta do pedido de informação é realizada por meio da ferramenta
disponível no link https://www.rn.senai.br/acompanhar-ou-recorrer/
Basta informar o número de protocolo no quadro “Protocolo*” e clicar em
“Visualizar”.
Esse procedimento também permite a consulta dos pedidos em sede de
recurso.

12 - O que fazer quando esquecer o número de protocolo?

O protocolo é enviado para o endereço de e-mail usado no momento da
abertura da manifestação.
Caso tenha esquecido o número do protocolo, acesse o link
https://www.rn.senai.br/acompanhar-ou-recorrer/ e realize a recuperação clicando em “Esqueci o Protocolo (Recuperar por e-mail)” e informe o e-mail que foi utilizado no momento da formulação do pedido inicial.

13 - Quais os prazos de resposta para os pedidos de informação?

As demandas de baixa complexidade são atendidas em até 1 dia útil.
As demandas de média complexidade, aquelas que exigem esforço de
análise e de pesquisa, são respondidas em até 7 dias úteis.
As demandas de alta complexidade, aquelas que exigem esforço maior
de análise e de pesquisa, são respondidas em até 20 dias úteis.
Quando o pedido de informação for de média ou de alta complexidade, o
demandante receberá uma mensagem via e-mail, informando qual será
seu prazo de atendimento.

14 - Como abrir Recurso?

Caso receba resposta do SAC negando o acesso à informação (parcial
ou integralmente), com ou sem justificativa, você poderá recorrer para o
responsável superior no prazo de 10 dias úteis, contado do recebimento
da resposta.
Se a decisão do responsável superior mantiver a posição inicial do SAC,
você poderá recorrer ainda, em igual prazo, para o responsável máximo.
Para recorrer basta acessar o link:
https://www.rn.senai.br/acompanhar-ou-recorrer/ e informar o número de protocolo no quadro “INFORME AQUI O PROTOCOLO PARA ACOMPANHAR OU RECORRER”.
Informado o número de protocolo (aquele enviado por e-mail no momento
da apresentação do pedido inicial), abrirá um campo onde deverá
escrever, de forma clara e objetiva, as razões do seu recurso. Em seguida
clique no botão “Enviar”.

      Figura 1 – Protocolo SAC

15 - Qual o prazo de resposta para o recurso?

Os recursos serão sempre apreciados e respondidos em até 5 dias úteis,
contados do 1º dia útil subsequente a sua apresentação.

16 - O que fazer caso seu pedido de informação não receba resposta do SAC no prazo previsto?

Você deve aguardar o prazo de 30 dias úteis, contado da data do pedido
de informação, e poderá apresentar, nos 10 dias úteis subsequentes,
recurso, em razão da omissão, para o responsável superior.
Caso o responsável superior não responda em 5 dias úteis, o sistema
encaminhará, automaticamente, o recurso para o responsável máximo,
que deverá decidir em igual prazo.
O recurso, em razão da omissão do SAC, deve ser enviado por meio do
link https://www.rn.senai.br/acompanhar-ou-recorrer/ e informado o número de protocolo (que foi enviado no momento da formulação do pedido inicial) no quadro
“INFORME AQUI O PROTOCOLO PARA ACOMPANHAR OU
RECORRER”.

17 - Como falar sobre seus dados pessoais?

Se você busca informações ou quer fazer comentários, sugestões ou
reclamações sobre a utilização dos seus dados pessoais pelo SENAI RN, entre em contato pelos seguintes canais de acesso:
Por e-mail sac@rn.senai.br.
Ou por correspondência pelo endereço: Av. Senador Salgado Filho, 2860 – Lagoa Nova – Natal/RN – CEP: 59075-900

18 - Como se candidatar a uma vaga de emprego no do SENAI RN?

As vagas são divulgadas em nosso portal. Cadastre seu currículo pelo
link https://www.rn.senai.br/trabalhe-conosco/.
Para saber sobre vagas de emprego no Departamento
Nacional do SENAI, as vagas são divulgadas no portal do departamento nacional do SENAI. Cadastre o seu currículo pelo link https://cni.gupy.io/.

19 - Como conseguir informações sobre o Departamento Regional do SENAI, no seu Estado?

Basta acessar o portal do Departamento Regional do SENAI no Estado
desejado.

20 - Quais são os canais de atendimento do Departamento Regional do SENAI RN?

a) Atendimento por formulário eletrônico – realizado diretamente pelo
cidadão, via internet, por meio do preenchimento e envio do formulário
eletrônico disponível no link
https://www.rn.senai.br/abrir-solicitacao-no-sac/

b) Presencial – realizado por um atendente em nossa instalação física
localizada no seguinte endereço, em Natal: Av. Senador Salgado Filho, 2860 – Lagoa Nova – Natal/RN – CEP: 59075-900

c) Telefone – realizado pela equipe de call center do Departamento
do SENAI RN – (84) 3204-6179.
O atendimento telefônico do Departamento do SENAI
funciona de Segunda à Sexta, das 8h às 12h e 13:30h às 17:30h.

d) Correspondência: via carta física dirigida para o Serviço de Atendimento do Cidadão, no seguinte endereço: Av. Senador Salgado Filho, 2860 – Lagoa Nova – Natal/RN – CEP: 59075-900.

e) E-mail do SAC do Departamento Regional do SENAI –
sac@rn.senai.br, ao invés de utilizar o formulário eletrônico do
próprio site.

f) Ouvidoria – Recebe e dá seguimento às manifestações que dizem
respeito a elogios, críticas, sugestões, reclamações, denúncias e, no
Departamento Nacional do SENAI, examina, em grau de recurso,
pedidos que não foram atendidos ou resolvidos pelo Serviço de
Atendimento ao Cidadão – SAC.
A manifestação pode ser enviada diretamente pelo cidadão, via
internet, por meio do preenchimento e envio do formulário eletrônico
disponível no link: https://www.rn.senai.br/ouvidoria/
Além do formulário eletrônico obtido no link acima, você poderá contatar a Ouvidoria do Departamento Regional do SENAI RN por meio de
seus outros canais de acesso:

g) Presencial – realizado em nossa instalação física localizada no
seguinte endereço: Av. Senador Salgado Filho, 2860 – Lagoa Nova – Natal/RN – CEP: 59075-900.
Horário de atendimento: 09h às 12h / 14h às 17h

h) Telefone – (84) 3204-6179.
O atendimento telefônico do SENAI DR/RN funciona de Segunda à Sexta, das 8h às 12h e 13:30h às 17:30h

i) Correspondência – via carta física para o SENAI RN, no seguinte endereço: Av. Senador Salgado Filho, 2860 – Lagoa Nova – Natal/RN – CEP: 59075-900.

j) E-mail da Ouvidoria do Departamento Regional do SENAI DR/RN –
ouvidoria@fiern.org.br, ao invés de utilizar o formulário eletrônico do
próprio site.
Serviço de Ouvidoria trata de questões relacionadas ao
Departamento Regional do SENAI DR/RN.

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