SENAI-RN inaugura novo laboratório de panificação em Mossoró nesta sexta-feira, 29

27/09/2023   11h55

 

O novo laboratório de panificação do Centro de Educação e Tecnologias Ítalo Bologna (CETIB) do SENAI-RN, em Mossoró, será inaugurado nesta sexta-feira (29). A estrutura será lançada para atender às demandas de formação profissional para o setor na região.

 

Com o novo espaço, o SENAI Mossoró passará oferecer cursos iniciação profissional, aperfeiçoamento, qualificação e cursos técnicos nas áreas de panificação e confeitaria. A construção atende a um pleito do Sindicato das Indústrias de Panificação de Mossoró, Região Oeste e Costa Branca (Sindpam Mossoró) e irá beneficiar todo o setor.

 

Para o presidente do Sindipam, Cesário Melo, a instalação da unidade é a consolidação de um “sonho”. “É a uma demanda da nossa classe a instalação de uma unidade fixa de panificação na cidade de Mossoró para atender à necessidade de mão de obra”, explica. “A iniciativa da Federação das Indústrias do RN, por meio do SENAI, traz um alento para beneficiar a panificação em toda a região de Mossoró, formando novos profissionais e qualificando os que já estão no mercado”, completa Cesário.

 

De acordo com Emery Costa Júnior, diretor do SENAI Mossoró, integrar o empresariado à instituição é uma das missões que o SENAI abraça. “Essa integração é fundamental para o bom funcionamento das nossas atividades, pois assim podemos ofertar cursos adequados às demandas de mercado. Através desse contato podemos entender como podemos atender a indústria na formação e qualificação profissional”, afirma.

 

“O laboratório de panificação vem para atender a demanda de qualificação desse setor na nossa região. Esse novo equipamento abre um leque de possibilidades para o CETIB ofertar cursos não apenas na panificação, mas na área de alimentos em geral, o que pode incrementar o empreendedorismo em nossa região e a indústria de panificação e confeitaria como um todo”, avalia Emery.

SENAI Mossoró

Em Mossoró, o SENAI começou as atividades em 1954 com a oferta de cursos de aprendizagem em Marcenaria e Carpintaria, e funcionou, inicialmente, no prédio da Escola Diocesana. Em 1971, foi construído o prédio do Centro de Educação e Tecnologias Ítalo Bologna (CETIB) para atender a demanda da indústria local. O CETIB foi inaugurado em 30 de setembro de 1972 e formou a primeira turma de Marcenaria para a empresa TERMISA – Terminal Salineiro.

 

A unidade se destaca também em olimpíadas e torneios de formação profissional em âmbito nacional e internacional. Ele lembra que os alunos do Centro representaram o Brasil no WordSkills, a maior competição do país e global de educação profissional, obtendo medalha de ouro. Também foram obtidas medalhas de ouro, prata e prazo e bronze na olimpíada do conhecimento nacional em soldagem e estrutura metálica.

 

Texto: Guilherme Arnaud

#SENAI

Skip to content