Uma parceria estratégica entre o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI-RN) e o Sindicato da Indústria Cerâmica para Construção do Estado do Rio Grande do Norte (SINDICER-RN) está impulsionando a qualificação profissional na indústria cerâmica do Rio Grande do Norte. A parceria envolve Sindicer-RN, Associação dos Ceramistas do Vale do Açu e Apodi (ACEVALE), Associação dos Ceramistas do Vale Carnaúba (ACVC) e Associação dos Ceramistas do Seridó (ACESE), com capacitação do SENAI-RN.
A iniciativa oferece cursos de Operador de Empilhadeira e Operador de Pá Carregadeira, com turmas em diversas cidades, como Itajá, Carnaúba dos Dantas e São Gonçalo do Amarante.
O presidente do SINDICER-RN, Vinícius Aragão, diz que ao final da ação, “o sindicato e o SENAI-RN terão reciclado a mão de obra de 45 colaboradores” que operam pá carregadeira e formado 15 novos operadores de empilhadeiras. “Essa iniciativa representa um importante passo para o desenvolvimento da indústria cerâmica no Rio Grande do Norte, impulsionando a qualificação dos trabalhadores e a modernização do setor”, diz Vinícius.
Os cursos preparam os alunos para operar máquinas de logística com segurança e eficiência, realizar manutenções preventivas e movimentar cargas em ambientes industriais e comerciais.
O programa visa desenvolver habilidades na operação de empilhadeiras e pás carregadeiras, seguindo rigorosos procedimentos, normas e legislação técnica, de segurança, saúde e meio ambiente.
Os participantes também aprendem a realizar manutenções preventivas nas máquinas e dominam as técnicas corretas para movimentar cargas, evitando acidentes e otimizando processos.
Segundo o instrutor do SENAI-RN, Dalvino Júnior, a parceria com o Sindicato da Cerâmica é fundamental para promover e disseminar informações tecnológicas e formação profissional, contribuindo para a execução adequada e segura de máquinas pesadas.
Os cursos têm carga horária de 16h às 32h e são voltados para trabalhadores da indústria de cerâmica vermelha do estado, associadas ao SINDICER-RN. Os alunos aprendem a operar as máquinas com segurança, qualidade e produtividade, atendendo aos requisitos técnicos das normas vigentes, como NR11, NR12 e NR06.
“Os participantes dos cursos se beneficiam com a otimização dos recursos das máquinas, aumentando a produtividade e reduzindo desgastes e quebras prematuras”, explica Dalvino.
A iniciativa do Sindicato, com apoio da FIERN, está atendendo aos três pólos produtivos do estado: Seridó, Vale do Açu e Grande Natal.
O cronograma dos cursos é o seguinte: 03 de fevereiro em Açu (Empilhadeira), 10 e 11 de fevereiro no Vale do Açu (Pá Carregadeira), 13 e 14 de fevereiro na Região do Seridó, em Carnaúba dos Dantas. Na Grande Natal os cursos ainda serão agendados.
Para saber mais sobre os cursos do SENAI acesse: www.futuro.digital/
Siga nossas redes sociais: @senairn
Texto: Jô Lopes
Fotos: Dalvino Júnior/SENAI-RN
Av. Senador Salgado Filho, 2860 - Lagoa Nova - Natal/RN - CEP: 59075-900