O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI-RN) e o Exército Brasileiro realizaram a cerimônia de formatura do projeto Soldado Cidadão, nesta segunda-feira (18), no auditório Albano Franco, Casa da Indústria, em Natal. Por meio da iniciativa 180 militares concluíram o ‘Programa de Formação Profissional’ realizado ao longo do ano de 2023, que pretende ampliar as oportunidades de emprego dos soldados ao voltarem para a vida civil.
O concluinte Adeilton Ray Silva, que falou em nome das turmas, diz acreditar que os cursos farão diferença no currículo. “Com isso saíremos na frente de tantos outros que não estão tão bem preparados. Nossa gratidão também a toda a equipe do SENAI, que desde o primeiro até o último dia de aula nos trataram com muito respeito, oferecendo a melhor condição para que pudéssemos desenvolver não só o conhecimento militar técnico, mas também como pessoa. O apoio da equipe de educação e de cada instrutor foi fundamental para que possamos sair não só com o certificado nas mãos, mas também como pessoas melhores”, diz Adeilton.
O Comandante da 7ª Brigada, General Lucio Alves de Souza, falou sobre o que representa esta parceria e como tem transformado a vida destas pessoas. “Este é um momento para a gente homenagear e caracterizar o encerramento de um ciclo. Eles foram capacitados ao longo do ano. Provavelmente a maioria deles vão sair das fileiras do Exército e vão voltar para o mercado de trabalho. O evento de hoje marca também essa passagem desse ciclo. Da vida dele de militar, e a reinserção dele no mercado de trabalho junto à sociedade”, diz.
A formação faz diferença para os militares. O SENAI é a maior instituição de educação profissional da América Latina e se destaca pelo padrão de qualidade dos cursos que oferta. O Assessor de Gestão Organizacional do Exército, o Coronel Luiz Paulo destaca a importância do projeto. “É um projeto de preparação de militares definidos para reserva. É um projeto que visa a inserção no mercado de trabalho através da capacitação e da empregabilidade”, enfatiza.
No projeto, unindo teoria e prática, o aluno termina o curso com a experiência de ter vivenciado atividades que serão desenvolvidas por ele no mercado de trabalho. Para o diretor regional do SENAI-RN, Rodrigo Mello, elogiou como os militares do exército encaram os cursos de forma séria, com muito comprometimento e visão de oportunidade.
“A partir de 2024 nós encerramos o limite de vagas para o Exército. Então, se o Exército selecionar militares para formar através desse programa nós não vamos colocar mais limites de oferta de vagas, nós vamos atender as solicitações. Esta é uma promessa, um compromisso”, diz o diretor.
Nos cursos para o Exército, o padrão de excelência é mantido tanto na sua estrutura física de salas de aula e laboratórios, como também metodologia e competência técnica dos instrutores, aliando os padrões do SENAI e o militar. A diretora do Centro de Tecnologia do Gás e Energias Renováveis (CTGAS-ER), Amora Vieira destaca a união de expertises.
“O SENAI atua na formação de jovens, de profissionais que vão sair das Forças Armadas, com uma formação ética e moral oriunda das Forças Armadas e com a qualificação de curso do Senai. Então a gente contribui para que a sociedade receba profissionais jovens aptos a ocuparem vagas de trabalho. Então é para reforçar a missão do SENAI, a parceria com as Forças Armadas com os exércitos do Programa Soldado Cidadão”.
Com a formatura os militares concluintes poderão atuar em diversas áreas, tais como Energia Eólica, Energia Fotovoltaica, Eletricista Industrial e Predial, Eletrônica, Panificação, Costureiro, Automação Residencial, Assistente para Indústria Moveleira e Instrumentista.
Texto e fotos: Jô Lopes
Edição: Juliska Azevedo
Av. Senador Salgado Filho, 2860 - Lagoa Nova - Natal/RN - CEP: 59075-900