“Esse programa é mais do que a inauguração de um laboratório, é o incremento de mudança de comportamento do SENAI”, disse Rodrigo Mello, ao apresentar os resultados alcançados com o projeto H2Brasil na área de educação em Hidrogênio Verde. O Workshop de encerramento do projeto ocorreu no HIT SENAI, nesta quinta-feira (29), e contou com a participação de representantes dos hubs regionais do Ceará, Paraná, Bahia, São Paulo e Santa Catarina.
Ao longo do projeto, o SENAI-RN se empenhou em uma série de ações com vistas a não só desenvolver como ampliar a discussão sobre a utilização de Hidrogênio Verde no Brasil. Entre elas, estão iniciativas voltadas exclusivamente para a profissionalização de mulheres na área; visitas institucionais fora do país para avaliar novas possibilidades de produção de hidrogênio verde; bem como convênios com o Governo do Estado.
De acordo com Rodrigo Mello, o projeto de educação profissional que envolve o hidrogênio verde tem que ser desenvolvido pensando sempre nas demandas da indústria, para que o SENAI-RN tenha a capacidade de atendê-la. “A cada passo que vamos dar, temos que enxergar a aderência desse passo dentro do ambiente industrial. Nós precisamos formar pessoas para suprir a necessidade do ambiente industrial”, disse.
E completa: “pensando assim, acredito que temos um bom desafio, que é incluir as competências do hidrogênio verde em cursos que nós já fazemos. Levar esse assunto como um ‘mais’ para que esses profissionais comecem a dialogar com assuntos do hidrogênio”.
Mello comenta ainda, durante a apresentação, que a perspectiva é incluir formações em hidrogênio verde dentro de cursos que já existem no SENAI. “O legado que mais irá evoluir está na cabeça de nossos profissionais. A nossa intenção é, portanto, incluir as competências do hidrogênio verde em cursos que já fazemos”, informa.
Hubs apresentaram suas iniciativas
Além do SENAI-RN, representantes de outros hubs participaram da apresentação e detalharam aos ouvintes as ações desenvolvidas dentro do projeto H2Brasil.
Representando o Ceará, Isabela Maciel detalhou as experiências para disseminação da educação em hidrogênio verde no SENAI-CE;
Gerhard Ett, representante da Bahia, mostrou as instalações do SENAI-BA, assim como as perspectivas de expansão de estudos com hidrogênio verde no estado;
Por São Paulo, Daniel da Silva Motta, detalhou os cursos de profissionalização realizados pelo SENAI no estado, bem como as parcerias e reuniões internacionais realizadas;
Leonardo Mai, de Santa Catarina, falou sobre as perspectivas com projetos de ensino, pesquisa e extensão no hub.
SENAI-RN inaugura 1º centro de formação profissional para hidrogênio verde do Brasil
Desenvolvido em parceria com a agência de cooperação alemã (GIZ), o Centro de Excelência em Formação Profissional para Hidrogênio Verde irá funcionar no Centro de Tecnologias do Gás e Energias Renováveis (CTGAS-ER), do SENAI-RN, em Natal. Este será, portanto, o “braço” de uma rede mais ampla de ensino.
O desenvolvimento dos laboratórios e o treinamento das equipes de instrutores dos seis Centros receberam um total de 2,6 milhões de euros em investimentos – o equivalente a R$ 14 milhões. Os recursos fazem parte do projeto H2Brasil, que integra a cooperação entre os governos do Brasil e da Alemanha para o Desenvolvimento Sustentável e é implementado pela Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) e pelo Ministério de Minas e Energia (MME), financiado pelo Ministério Federal da Cooperação Econômica e do Desenvolvimento (BMZ) da Alemanha.
Texto: Líria Paz
Fotos: Tiago Lima
Av. Senador Salgado Filho, 2860 - Lagoa Nova - Natal/RN - CEP: 59075-900