O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Rio Grande do Norte encerrou o primeiro semestre do ano “com todas as metas registrando desempenho elevadíssimo em serviços focados em tecnologia e inovação” e com resultados em expansão também na área de educação, onde mais de 13,73 mil matrículas foram realizadas no período.
O balanço foi apresentado, nesta sexta-feira (28), pelo diretor regional do SENAI-RN e do Instituto SENAI de Inovação e Energias Renováveis (ISI-ER), Rodrigo Mello, durante reunião do Conselho Regional do SENAI, na Casa da Indústria.
Na ocasião, ele destacou uma série de parcerias e projetos realizados até junho, entre eles, um acordo firmado entre o ISI e a Petrobras nas áreas de descarbonização da economia, energias renováveis e transição energética.
Houve ainda, segundo Mello, uma “firme retomada do SENAI na formação profissional voltada à mecânica de motocicletas”, além do fortalecimento de relacionamentos com prefeituras e empresas em áreas como indústria têxtil e de vestuário, com importantes desdobramentos previstos para programas como o Pró-Sertão, na região Seridó do estado.
Tecnologias
O instrutor de tecnologias e supervisor do Túnel de Vento do Instituto SENAI, Leonardo Oliveira, também apresentou, na reunião, detalhes da participação do ISI na PHD Summer School, escola de verão realizada em junho deste ano, na Dinamarca, por uma das universidades técnicas mais respeitadas da Europa, a DTU.
O curso abordou as questões mais atuais ligadas a sensoriamento remoto na energia eólica. O foco foram as três tecnologias principais utilizadas no setor: LiDAR, SoDAR e SAR, aplicadas em atividades como prospecção do recurso eólico e otimização do controle de aerogeradores.
Oliveira citou vantagens do uso dessas tecnologias, como facilidade e menores riscos associados à instalação, menores custos de instalação e manutenção, além do alcance de alturas mais elevadas de medição dos ventos.
Ele também destacou a presença de participantes de peso no treinamento, entre fabricantes desse tipo de equipamento, fabricantes de aerogeradores, certificadores, empresas do ramo de energia, institutos de pesquisa especializados na área e desenvolvedores de parques eólicos.
“O ISI está na vanguarda do conhecimento. Somos pioneiros em uso de LiDAR no Brasil e avaliamos que conhecimento nunca é demais. Nossa participação traz abordagens que ajudam nas nossas entregas e no que está sendo pesquisado, por exemplo”, disse ele, apontando ainda a importância de conhecimentos avançados em técnicas do tipo, da aplicação direta dessas técnicas em projetos vigentes e em novos projetos.
Outro fruto da iniciativa, explicou, será uma capacitação baseada no treinamento europeu que o Instituto SENAI de Inovação em Energias Renováveis deverá promover para o mercado brasileiro neste semestre.
O treinamento na Dinamarca também contou com a participação do pesquisador líder do Laboratório de Energia Eólica do ISI, Luciano Bezerra.
“Esta é uma ação que realmente traz divisas, que estreita relacionamentos, nos posiciona em um evento com pessoas que estão na lida direta do negócio e mostra que estamos no caminho certo, nesse papel importantíssimo que o ISI desempenha”, ressaltou o presidente do Sistema FIERN e do Conselho Regional do SENAI-RN, Amaro Sales de Araújo.
O Conselho Regional do SENAI-RN é formado por representantes da indústria, dos trabalhadores da indústria, do Ministério da Educação e do Ministério do Trabalho e Previdência.
SOBRE O SENAI
O SENAI é o maior complexo de educação profissional da América Latina e detentor da maior rede privada de Institutos de Tecnologia e Inovação para a indústria nessa região do mundo. No Rio Grande do Norte, engloba cinco Centros de Educação e Tecnologias: CET (Voltado ao setor da construção civil); CETCM (Voltado às indústrias de alimentos, vestuário e moda); CETIB (cursos diversos para a indústria); CETAB (vestuário, construção e outros), e CTGAS-ER, principal referência do SENAI no Brasil para educação e serviços com foco nas indústrias de energias renováveis e do gás, além de centro de excelência para soluções que estão em desenvolvimento – em parceria com a Alemanha – para educação profissional com foco em hidrogênio verde. A atuação se dá ainda por meio do Instituto SENAI de Inovação em Energias Renováveis (ISI-ER) – principal referência do SENAI no Brasil em Pesquisa, Desenvolvimento & Inovação com foco em energia eólica, solar e sustentabilidade – e do Instituto SENAI de Tecnologias em Petróleo e Gás (IST-PG).
Av. Senador Salgado Filho, 2860 - Lagoa Nova - Natal/RN - CEP: 59075-900