O diretor do SENAI do Rio Grande do Norte, Rodrigo Mello, anunciou oficialmente ao Conselho Regional da instituição a autorização do Ministério da Educação para início das atividades da FAETI, Faculdade de Energias Renováveis e Tecnologias Industriais que irá instalar em Natal.
A portaria que credencia a Faculdade – a primeira com esse perfil criada no país – foi publicada quase um ano após a emissão de parecer favorável da Secretaria de Regulação do Ensino Superior e do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), vinculados ao Ministério.
O documento foi apresentado pelo executivo, nesta quinta-feira (31), durante reunião na Casa da Indústria para apresentação dos resultados acumulados pelo SENAI, entre janeiro e julho. “Agora, o início do funcionamento da FAETI é planejado para 2024. A estratégia para o lançamento está em discussão com a equipe técnica”, disse Mello.
O presidente do Sistema FIERN e do Conselho Regional do SENAI-RN, Amaro Sales de Araújo, ressaltou que a instituição “será um diferencial para o Rio Grande do Norte, conferindo mais visibilidade ao estado e também ao SENAI”. “O estado é o maior produtor nacional de energia eólica e não podia deixar de ter essa Faculdade”, frisou ele.
Formação
O foco da FAETI será na formação de profissionais voltados/as às necessidades práticas da indústria de energias renováveis, atividade em que o Centro de Tecnologias do Gás e Energias Renováveis (CTGAS-ER), do SENAI-RN, e o Instituto SENAI de Inovação em Energias Renováveis (ISI-ER) já são referências nacionais em educação profissional, Pesquisa, Desenvolvimento, Inovação (PD&I) e oferta de serviços tecnológicos.
A Faculdade será instalada no Hub de Inovação e Tecnologia (HIT) do SENAI-RN, em Natal, complexo que, na área de energia, já sedia o CTGAS-ER e o ISI-ER. Os planos para o início da operação incluem cursos de graduação e pós-graduação focados especialmente na área de engenharia.
(Clique aqui para saber mais no texto “Portaria do MEC autoriza funcionamento da FAETI – Faculdade de Energias Renováveis e Tecnologias Industriais do SENAI-RN”).
Resultados
O investimento no ensino superior se soma às demais frentes de atuação do SENAI na educação, área em que, nos primeiros sete meses do ano, registrou 16.240 matrículas em cursos diversos, segundo apresentou o diretor.
Com relação aos serviços relacionados a Soluções de Tecnologia e Inovação oferecidos ao mercado foram 1.604 atendimentos, abrangendo um total de 386 empresas, de diferentes portes, em áreas como metrologia, Pesquisa, Desenvolvimento & Inovação.
Na reunião também foram citadas diversas ações realizadas no período. Na área de energia, foram destaques a apresentação, no Amapá, do projeto do maior mapeamento eólico offshore do Brasil e o início das medições dos potenciais eólico e solar no estado – por parte do ISI-ER – “um evento de muito sucesso”, disse Rodrigo Mello. Houve ainda discussões sobre possibilidades de cooperação com o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), vinculado ao Governo do Estado de São Paulo. O Instituto visitou o ISI-ER em julho.
No campo da sustentabilidade, o CTGAS-ER apresentou o projeto de desenvolvimento do buggy elétrico que liderou no RN e projetos de eficiência energética para a indústria, em Congresso no Pará. Alunos do curso de logística também criaram um manual de práticas sustentáveis para empresas.
Parcerias com diferentes instituições foram mencionadas. Junto com o Sindmóveis, por exemplo, foi iniciado um curso de qualificação em julho para formação de assistentes operacionais para a indústria moveleira. Com a prefeitura de Ouro Branco foram formados novos eletricistas de motocicletas. Já com o Coex, Comitê que reúne produtores e exportadores de frutas, foi firmada parceria para cursos de capacitação e qualificação para empresas do ramo. Uma parceria também foi concretizada com o IEL e o Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte para atendimento a apenados e egressos do sistema prisional.
O Conselho Regional do SENAI-RN é formado por representantes da indústria, dos trabalhadores da indústria, do Ministério da Educação e do Ministério do Trabalho e Previdência.
Memória
A reunião desta quinta-feira foi marcada, ainda, pelo lançamento do livro “Memória do Senai do Rio Grande do Norte, de 1943 a 1988”, do economista e ex-colaborador do Sistema FIERN, Paulo Pereira dos Santos (in memoriam).
A obra narra, a partir de documentos e entrevistas, a história da instituição com os principais fatos registrados até 88. Ela será distribuída para bibliotecas públicas do estado, Indústrias do Conhecimento do SESI-RN e também nas unidades SESITEC, ambientes da instituição que focam na criação, com acesso a ferramentas inovadoras e conhecimentos em Ciências e Tecnologia
Maria da Conceição Araújo dos Santos, 84, viúva do autor, e o filho dele, José Carlos Araújo dos Santos, participaram do lançamento do livro.
Uma das seções do material aborda a criação do “Centro de Confecções Clóvis Motta”, do SENAI, com atividades iniciadas em 1981.
O Centro foi dirigido por Paulo Pereira dos Santos e cerca de 40 anos depois está no roteiro de um vídeo especial produzido pelo SENAI para mostrar como a educação pode abrir horizontes e, literalmente, impulsionar novos voos profissionais e pessoais, dentro e fora do estado.
O enredo do vídeo traz a história de Layne Rodrigues, de 21 anos, estudante de Design de Moda que vai representar o Rio Grande do Norte na Olimpíada Nacional do Conhecimento promovida pelo SENAI.
A competidora é natural de Bom Jesus (RN). Iniciou a trajetória em um curso gratuito de costura realizado pela instituição e quis ir além.
Agora, se prepara para disputar o título da Olimpíada, com uma intensa rotina de estudos que intercala alegrias e também desafios que conta, cheia de emoção.
Nesta semana, ela embarcou pela primeira vez em um voo, rumo a atividades que simulam o que irá encontrar no momento da competição.
Ao lado do instrutor Everton Guimarães, Layne foi homenageada pela companhia aérea GOL com uma mensagem de incentivo preparada pela equipe do SENAI e lida pelo comandante.
“Nós estamos mudando a história das pessoas. A formação que essa jovem recebeu e estar nessa competição mudaram a vida dela. São frutos do trabalho que vem sendo desenvolvido. Nós precisamos valorizar essas histórias”, disse o presidente do Sistema FIERN e do Conselho Regional do SENAI, após exibição do vídeo na reunião.
Texto e Fotos: Renata Moura
#SENAI #Conselhoregionalsenairn
Av. Senador Salgado Filho, 2860 - Lagoa Nova - Natal/RN - CEP: 59075-900