O desenvolvimento de máscaras de proteção em acrílico, do tipo ‘face shield‘, que serão doadas aos hospitais públicos do Rio Grande do Norte pelo SENAI-RN, ganhou um reforço. Jovens que integram o Programa Soldado Cidadão, uma parceria entre as Forças Armadas e o SENAI-RN, estão trabalhando junto a por equipe de engenheiros, professores e técnicos de laboratórios do Instituto SENAI de Inovação em Energias Renováveis (ISI-ER) e do Centro de Tecnologias do Gás e Energia Renováveis – CTGAS-ER.
O Projeto Soldado Cidadão tem por objetivo capacitar profissionalmente os jovens que prestam o serviço militar para facilitar o ingresso no mercado de trabalho, após o período no qual eles ficam nas Forças Armadas.
A máscara, feita em acrílico, plástico e alumínio, foi desenvolvida no ISI-ER a partir da adaptação de equipamento já usado nos hospitais. Com uma vantagem: são mais resistentes. A iniciativa faz parte do conjunto de medidas adotadas para a contenção da pandemia do novo coronavírus (Covid-19).
As máscaras de proteção para uso de médicos e profissionais de saúde que atuam diretamente com pacientes infectados em Unidades de Terapia Intensiva e Semi- Intensiva. A doação é destinada aos hospitais Universitário Onofre Lopes (Huol), Hospital Municipal e no Hospital Gizelda Trigueiro, em Natal, e no Hospital Regional Deoclécio Marques, em Parnamirim, além de unidades hospitalares no interior.
Por Sara Vasconcelos, jornalista Unicom/FIERN
Av. Senador Salgado Filho, 2860 - Lagoa Nova - Natal/RN - CEP: 59075-900