Seminário Educação 4.0 na Alemanha destaca importância de boa base e focar em solução de problemas para sucesso profissional

26/08/2021   08h50

Alunos do Senai assistem Seminário. Na imagem, com os alemães Andreas Dohle e Christian Reuter

 

Profissionais e estudantes de olho em oportunidades no setor de energia devem “ter uma boa base de formação, atualização contínua sobre tecnologias e aprender a resolver problemas” se quiserem atuar – e se destacar – no mercado.

 

A recomendação foi compartilhada nesta quarta-feira (25) por Michael Stein, diretor de formação industrial da Westnetz, maior distribuidora de energia e gás da Alemanha, e outros especialistas do país europeu no terceiro e último dia do Seminário On-Line Educação 4.0 na Alemanha, promovido pela Câmara de Indústria e Comércio da cidade alemã de Trier (EIC Trier) com apoio do SENAI e do SENAC no Rio Grande do Norte.

 

Os caminhos para a formação profissional na área eletrotécnica e oportunidades de atuação no setor de energia solar fotovoltaica foram temas centrais da programação no encerramento, com a participação de profissionais e estudantes brasileiros e alemães.

 

A Alemanha é líder em energia solar na Europa e o Brasil segue a trilha do crescimento, com mais de R$ 51,3 bilhões em investimentos privados e 292 mil empregos gerados até agosto deste ano, segundo dados da Associação Brasileira de Energia Solar (ABSOLAR), parte deles no RN.

 

Formação

Na área eletrotécnica, que lidera em número de matrículas nos cursos do SENAI-RN em 2021, a indústria de energias renováveis se destaca entre os campos de atuação mais promissores. Cursos específicos sobre tecnologias e instalações de sistemas fotovoltaicos, e introdução às tecnologias de geração fotovoltaica, também registram adesão crescente, segundo a instituição, e enchem as salas de aula presencialmente ou de forma remota.

 

O peso do setor também se reflete em cursos técnicos na Alemanha, em programas de formação profissional que unem teoria e prática, com forte participação das empresas empregadoras no processo.

 

O modelo é a base do chamado sistema dual de ensino alemão, que foi detalhado no Seminário e inspira programas de Certificação desenvolvidos de forma exclusiva no Brasil pelo SENAI-RN e o SENAC-RN por meio de acordos de cooperação com a EIC Trier.

 

“A formação (profissional) tem que se transformar em prática e isso inclui – no nosso setor – desde a montagem de sistemas fotovoltaicos completos até o lidar com o cliente”, disse Michael Stein, da Westnetz, fechando a programação do evento com um raio-x sobre o programa desenvolvido na empresa, que inclui hoje 522 aprendizes e 173 estudantes em estágios, em meio a aproximadamente 5.900 colaboradores na Alemanha. “A escola profissionalizante ensina a teoria e a empresa fica com a parte prática, em um trabalho feito de forma complementar”.

 

“Uma boa base” é fundamental, segundo ele, para ter uma formação sólida e futuro no mercado. O estudante de eletrotécnica e aprendiz na empresa, Niclas Mayer, também participante do Seminário, faz coro e vai além: “Aprender o trabalho em equipe também é chave”.

 

Benedikt Lohscheider, outro aprendiz da Westnetz, acrescentou que “ter gosto pela área” e acesso a tecnologias como auxílio na formação são, da mesma forma, ingredientes importantes nessa história.

 

Outro elemento apontado como fundamental foi apresentado por Christian Reuter, do departamento de formação da EIC Trier: “O mais importante, que faz com que o profissional se torne apto para o futuro, é aprender a aprender”, disse ele. “Buscar soluções, aprender a lidar com problemas e a resolvê-los é crucial”.

 

Participantes do Seminário 4.0 na Alemanha

 

Sobre o Seminário

 

O Seminário Educação 4.0 na Alemanha: A profissionalização na cidade de Trier foi financiado pelo Ministério Federal de Cooperação Econômica e Desenvolvimento da Alemanha (BMZ), com apoio da SEQUA – Parceiro da Economia Alemã e promoção do  Projeto Verena, executado no Brasil pela EIC Trier com o SENAI-RN e o SENAC-RN.

 

O evento contou com a participação de professores e alunos do Centro de Tecnologias do Gás e Energias Renováveis (CTGAS-ER), uma das cinco unidades educacionais do SENAI-RN e principal referência do SENAI no Brasil para formação de talentos para atuação no setor de energias renováveis, além de alunos e professores do SENAC-RN, representantes de empresas e de outras instituições como Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica – SETEC, do Ministério da Educação, Universidade de São Paulo (USP), Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Universidade Potiguar (UnP) e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do RN (IFRN).  A mediação ficou por conta do consultor da EIC Trier, Andreas Dohle.

 

Durante o evento, SENAI e SENAC apresentaram detalhes dos programas de Certificação desenvolvidos com os alemães. No caso do SENAI-RN, a Certificação é oferecida pelo CTGAS-ER inicialmente para profissionais que atuam na instalação de sistemas fotovoltaicos, ou seja, montando sistemas de geração de energia solar em negócios e residências. Já no SENAC, ela é ofertada para profissões ligadas ao turismo e à hospitalidade, nas ocupações de garçom, camareira, recepcionista em meios de hospedagem e cozinheiro, focos do penúltimo dia de programação do Seminário.

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