As marcas criadas pelos alunos e ex-alunos do SENAI Clóvis Motta contam com um espaço de exposição permanente. O Projeto Vitrine SENAI, localizado no Lab Moda do centro, oferece local com manequins expositores, iluminação adequada para mostra de produtos e quadro de divulgação dos nomes e redes sociais das marcas.
No mês de setembro, as marcas “Fora de Padrão” (@foradepadraostore) da estilista e ex-aluna da turma Estilo 2020, Ana Paula Diniz de Mello; e gueorguia (@gueorguiaoficial) da também estilista e ex-aluna Geórgia Dantas estão expondo suas criações Primavera-Verão 21/22.
De acordo com a instrutora e estilista do SENAI Lab Moda, Jéssica Cerejeira, o objetivo é apoiar e dar visibilidade às marcas desenvolvidas pelos estudantes de moda, bem como incentivar o empreendedorismo. “O espaço físico da vitrine já existe há alguns anos, mas só em 2021 ela foi reequipada e passou a focar em marcas de moda de alunos e ex-alunos”, explica.
O projeto Vitrine SENAI é coordenado atualmente por Jéssica Cerejeira e Irlanda Teixeira, responsáveis pelo SENAI LAB Moda do SENAI CET CM e está aberta para visitação ao público de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 21h, com exceção dos feriados.
Fora do Padrão
A “Fora do Padrão” foi idealizada em agosto/20, com a proposta de suprir uma carência do público feminino, especialmente o que apresenta compleição grande, que buscava adquirir roupas diferenciadas. A marca foi oficialmente lançada em maio/2021, e inspirada na Fauna Brasileira, tendo como representantes o pavão – que está na logo da Fora de Padrão – e a onça. A grade disponibiliza desde os tamanhos PP ao GG.
“São roupas confortáveis, na sua grande maioria em malha lisa ou com estampa própria, destinada a mulheres jovens à 3ª idade, elegantes, clássicas ou ainda descoladas. Nossa proposta é oferecer uma coleção de moda feminina autoral, casual e atemporal, versátil, prática, com modelagens amplas, valorizando assim a beleza feminina, enxergando e respeitando os vários estilos de vestir’, explica Ana Paula.
Para a estilista, a malha, por si só, “abraça” confortavelmente o corpo e proporciona comodidade ao vestir. A Fora de Padrão conta ainda com um mix de produtos, (t-shirts, vestidos, calças, macacões e outwear) disponibilizados em loja física e on-line, pelo Instagram (@foradepadraostore).
A cada 20 dias, novas peças estão disponíveis na loja, se complementando com as peças já existentes. As roupas da “Fora de Padrão” apresentam design minimalista e shapes maiores que os tamanhos comumente encontrados. A proposta de conforto da marca evita decotes ousados, mangas bufantes, transparências, super-curtos e muito justos.
gueorguia
A caicoense Geórgia Dantas seguiu as raízes de uma infância e adolescência convivendo em ateliês de costuras de familiares. Em 2018 se formou estilista pelo SENAI Clóvis Motta e nasceu a marca autoral gueorguia, que defende um vestir com afeto, cuidado e respeito para mulheres em suas pluralidades, histórias e belezas.
A gueorguia teve início em feirinhas da cidade – como a Garajal –, em que a própria Geórgia costurava as peças. A produção em pequena escala, local e própria, conta também com um mix bem enxuto e estampado. A marca não segue um calendário de moda definido pelas estações, uma vez que aposta em coleções cápsulas prezando pelo cuidado e valorização de quem faz as peças, assinatura que está na tag de cada produto.
Ao longo da sua trajetória como estilista, Geórgia Dantas já participou de eventos promovidos pelo SENAI Clóvis Motta e de editais de Economia Criativa e Negócios de Impacto Social idealizados pelo SEBRAE RN, além de parcerias com artistas e marcas locais.
Em 2021 a marca está participando do programa de aceleração SEBRAE LAB, com a iniciativa “Costurando Saberes”, que acontece na cidade de Caicó, em um bairro de vulnerabilidade social. Neste projeto, a gueorguia coordenada por Geórgia Dantas está capacitando um grupo de mulheres em costura e noções de empreendedorismo feminino, de forma a construir oportunidades para as participantes.
Geórgia Dantas ainda colabora com o SENAI Clóvis Motta à frente do curso EaD “Branding para a Moda”. A estilista comenda a participação na Vitrine SENAI “A gueorguia foi convidada para integrar a vitrine do curso de Estilo e é possível sentir a essência estampada e colorida da marca, com peças casuais e versáteis, como a nossa camisa Laura em botões, que é sucesso de vendas”, informa Geórgia.
Para a estilista, a ideia é fazer as mulheres sentirem muito além da roupa e do vestir. “A Moda nos permite viver, contar histórias, encantar, emocionar. E, ainda construir rotas para caminhos melhores para todos. Basta olhar para o nosso entorno, para o nosso local, para os nossos talentos, as nossas marcas, nossos artesãos, e enxergar com amor que fazemos parte de tudo isto”, finaliza Geórgia.
Por Jô Lopes - edição Cris Vidal - Unicom FIERN Fotos: Jéssica Cerejeira
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