Pesquisador do ISI-ER, ex-presidente da AEB recebe homenagem por contribuição ao Programa Espacial Brasileiro

22/02/2024   17h13

Carlos Augusto Teixeira de Moura foi uma das 15 personalidades homenageadas. Ele atua no setor espacial desde 1985. Desde dezembro de 2023 faz parte da equipe de pesquisadores do ISI-ER. Na imagem, o momento em que recebe a medalha de Honra ao Mérito Espacial do presidente da AEB, Marco Antonio Chamon

 

O ex-presidente da Agência Espacial Brasileira (AEB) e atualmente pesquisador do Instituto SENAI de Inovação em Energias Renováveis (ISI-ER), Carlos Augusto Teixeira de Moura, foi homenageado nesta quinta-feira (22), em Brasília, com a ‘Menção de Honra pelo Mérito Espacial’, da Agência.

 

A homenagem foi concedida durante cerimônia em comemoração ao 30º aniversário da AEB (Clique aqui para assistir). O evento, realizado no Palácio do Itamaraty, contou com a participação do presidente da autarquia, Marco Antonio Chamon, da ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, e de convidados de diversos países.

 

A ‘Menção de Honra pelo Mérito Espacial’ foi instituída em 2023, para homenagear personalidades que se destacaram pela atuação direta e contribuição ao Programa Espacial Brasileiro. Nesta edição, 15 nomes foram selecionados.

 

Homenagem foi concedida durante cerimônia em comemoração ao 30º aniversário da Agência Espacial Brasileira, no Palácio do Itamaraty

 

Contribuições

Carlos Augusto Teixeira de Moura atua no setor espacial desde 1985. Entre outras frentes de ação, participou da implantação do Centro de Lançamento de Alcântara, no Maranhão, do desenvolvimento do Veículo Lançador de Satélites – VLS do Brasil, da implantação do Programa Estratégico de Sistemas Espaciais e do planejamento e execução do Programa Espacial Brasileiro. 

 

Ele é graduado em Engenharia de Infraestrutura Aeronáutica e Mestre em Ciências, pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica, ITA.  É Coronel Engenheiro da Reserva da Aeronáutica e foi  presidente da AEB de 2019 a junho de 2023. Desde 2005, é representante para a América do Sul da International Association for the Advancement of Space Safety (Associação Internacional para o Avanço da Segurança Espacial, em tradução livre).

 

Durante discurso ao receber a homenagem, o coronel ressaltou que o legado do Brasil no setor espacial foi construído por várias instituições, “mas fundamentalmente por pessoas”, e que há muito mais pela frente. 

 

“Eu estive recentemente no Centro de Hidrografia da Marinha e gostei muito do lema deles: ‘haverá sempre muito a fazer’”, disse e acrescentou. “Que nós estejamos à altura dessa responsabilidade porque aqui tem espaço e haverá sempre muito a fazer”.

 

Ainda na quinta-feira, Carlos Moura teve sua foto incluída na galeria dos ex-presidentes da Agência Espacial Brasileira e participou do plantio de um Ipê, em sua homenagem, no Bosque Espaço Ciência, em frente ao prédio da Agência.

 

O gesto, segundo a AEB, “simboliza não apenas o reconhecimento, mas também a gratidão pela dedicação enquanto estava a frente da instituição”.

 

Energia

Pesquisador do Instituto SENAI de Inovação em Energias Renováveis (ISI-ER) desde dezembro de 2023, o ex-presidente tem atuado para “aproximar o setor espacial do universo das energias renováveis”, buscando a utilização mais intensa e eficiente de sistemas espaciais em prol do setor.

 

Projetos de Pesquisa, Desenvolvimento & Inovação (PD&I) de que participa são ligados à energia eólica offshore e ao uso de dados satelitais para as áreas de geração, transmissão e distribuição de energia.

 

O pesquisador avalia que “ser homenageado por contribuições ao Programa Espacial Brasileiro é uma honra”. “Todavia, sabemos o quanto ainda devemos caminhar para desenvolver soluções que atendam melhor e amplamente as necessidades do País. A transição energética nos desafia ainda mais:  trata-se de uma janela de oportunidades que não podemos perder, seja para o atendimento dos desafios globais, seja para nosso desenvolvimento socioeconômico”. 

 

Texto: Renata Moura

Fotos: Divulgação AEB

 

*Atualizado em 26 de fevereiro de 2024, para acréscimo de informações.

Skip to content