Parceria entre SENAI-RN e SINDMÓVEIS promove curso para qualificar profissionais do setor moveleiro

27/07/2023   16h12

Com objetivo de solucionar e ampliar a oferta de qualificação profissional e oportunizar vagas no mercado de trabalho, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI-RN), em parceria com o Sindicato da Indústria de Serrarias, Carpintarias e Marcenarias do Estado do Rio Grande do Norte (SINDMÓVEIS/RN), iniciou neste mês o curso de Assistente Operacional para Indústria Moveleira.

 

O presidente do SINDMÓVEIS/RN, Ney Robson, disse que o setor moveleiro vem há décadas sofrendo a falta de qualificação. “Desde que fechou curso de marceneiro no SENAI lá pelos anos 2000 temos sofrido sem essa qualificação”, comentou.

 

Ele contou que a ideia do curso surgiu por conhecer e vivenciar o segmento. “Ao assumir o sindicato, uma das nossas ações a ser buscada era o curso de qualificação para esse profissional”, declarou.

 

Diante disso, buscaram o SENAI para que fosse montado o curso. “Nos foi apresentado a didática e pedagogia construída. Hoje o sindicato tem a oferecer aos filiados e ao segmento um curso robusto”, assegurou.

 

 

A coordenadora de Educação do SENAI-RN, Rúbia Lahm, disse que houve a procura por parte do Sindicato por não encontrarem mão de obra qualificada já pronta no mercado. “Temos a parceria com os sindicatos e a ideia foi criar um curso baseado na real necessidade das indústrias desse segmento”, explicou.

 

De acordo com ela, a equipe técnica do SENAI ouviu os representantes das indústrias para construir o perfil profissional que precisariam das pessoas qualificadas. “É um curso robusto com parte técnica e habilidades comportamentais além de atitudes no mercado de trabalho”, informou.

 

Aos 18 anos, Iftael Lima Cavalcante soube do curso por meio de um amigo que está matriculado. “É uma área que tenho interesse porque meu pai é marceneiro”, disse.

Ele ressaltou que, além de aprender a profissão, também quer se qualificar mais na área. “Se tiver outros cursos nessa área, vou querer me aprofundar no tema”, afirmou.

 

Também aluna do curso, Ester Lima de Arruda soube da oportunidade após ser avisada por um tio, que trabalha no segmento de marcenaria. E, no caso dela, um detalhe chama a atenção: é a única mulher da turma formada por 20 alunos.

“No começo foi desafiador. Eu nunca estive com tantos homens assim em um curso”, revelou. Ela disse ser de outra área e contou a impressão que tem agora. “Eu era bailarina clássica e achei mais tranquilo o curso do que o balé clássico”, falou.

 

Durante a conversa, Ester disse que sempre teve interesse na área, em especial na área de construção civil. “Quando era criança, desenhava a planta da casa dos meus sonhos”, recordou.

 

 

Além disso, ela elogiou o curso montado pelo SENAI. “Fiquei bem impressionada. É bem completo e o profissional também aprende a lidar com inteligência emocional, finanças e empreendedorismo”, analisou.

 

Ambos os alunos reforçaram que o preparo com o curso é o grande diferencial para se inserirem no mercado de trabalho do segmento moveleiro.

 

Professora da disciplina de gestão, desenho, além da parte de introdução, Ana Carolina Melo elogiou a busca dos jovens pelo curso e, principalmente, por se qualificarem. “É gratificante ver a busca por conhecimento e qualificação”, disse.

 

Segundo ela, os alunos são bem interativos e com a mente aberta para o aprendizado. “Eles buscam a informação, conhecer bem aquilo que estão estudando e que vão colocar em prática”, comentou.

 

Rúbia disse que as indústrias esperam por esses profissionais. “Não tem instituição que vai capacitar de forma tão completa para essa área de atuação como o SENAI”, assegurou.

 

As aulas iniciaram em 19 de julho e prosseguem até o fim de setembro. “As aulas teóricas acontecem no CTGAS e as aulas práticas vão acontecer dentro das fábricas onde os alunos vão conhecer as ferramentas manuais e tecnológicas a serem usadas. E já estamos trabalhando uma segunda turma do curso”, concluiu o presidente do SINDMOVEIS/RN.

Skip to content