O Sistema FIERN participou, com uma diversidade de palestras, oficinas e mesas-redondas, do GO!RN – maior evento de empreendedorismo inovador, startups, tecnologia e transformação digital do Rio Grande do Norte. A programação, com eventos na sexta-feira (28) e no sábado (29) de evento, contemplou as quatro casas — FIERN, SENAI, SESI e IEL.
Durante os dois dias de evento, cerca de 6 mil pessoas passaram pelo evento, que ocupou os 6,5 mil metros quadrados do pavilhão de exposições do Centro de Convenções de Natal. Apenas no primeiro dia de GO!RN, foram realizados 71 palestras, 19 painéis temáticos, quatro minicursos e sete oficinas.
Na abertura do evento, o diretor da FIERN e presidente da Comissão Temática de Inovação, Ciência e Tecnologia da Federação (COINCITEC), Djalma Barbosa da Cunha Júnior, ressaltou a importância do evento para aproximar os atores do ecossistema de inovação do estado. “A FIERN tem o papel fundamental de conectar as industrias a startups, investidores e instituições de ciência e tecnologia para alcançarmos resultados”, disse Djalma.
Durante o evento, foi realizada a 5ª Reunião Ordinária da COINCITEC/FIERN, que reúne todo o ecossistema de inovação do estado, incluindo empresas, instituições de ciência e tecnologia, o poder público e entidades representativas (leia aqui).
New Space, inovação e moda são tratados pelo SENAI-RN
Na programação oferecida pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do RN (SENAI-RN), o diretor da Agência Espacial Brasileira (AEB), Carlos Moura, ministrou a palestra “Rumo à sustentabilidade: o New Space como facilitador das transformações energéticas e digitais”. A apresentação, no espaço Empreendedorismo, serviu para o público conhecer o New Space, um conceito que enxerga o Espaço como um local para avanços tecnológicos, barateamentos e ampliação da perspectiva de negócios.
O diretor da AEB mostrou projetos aeroespaciais desenvolvidos pela agência em todo o Brasil e por outros países, como o Artemis, uma colaboração internacional para a volta do ser humano à Lua com iniciativas para estudos de eficiência. Ele destaca o potencial brasileiro no campo e a necessidade de fortalecer a inovação aeroespacial.
“Participar do Espaço, hoje em dia, não é apenas lançar foguetes. É um campo muito aberto que, se bem estudado, pode ter atuações muito diversas”, afirma Moura.
Ainda no espaço Empreendedorismo, a publicitária e empreendedora social Fernanda Sobral contou sua experiência e mostrou outros casos de sucesso da moda circular na palestra “Desafios e perspectivas da moda: Como inovar de forma sustentável?”. Líder da marca Arara Azul, que recebe roupas usadas para serem reaproveitadas em troca de pontos em peças novas, Fernanda conta que os hábitos de consumo dos brasileiros estão mudando.
“Hoje a moda está preocupada com a reflexão sobre a necessidade real de comprar e com a atuação sustentável de toda a cadeira produtiva. Diante disso, um estudo feto pela BCG/Enjoei mostra que o brasileiro está mais apto a comprar produtos de segunda mão”, afirma.
Já no painel “Desenvolvendo ecossistemas de inovação no RN”, no espaço ELI Summit, a gerente de projetos do SENAI-RN, Amora Vieira, apresentou as iniciativas em educação profissional, serviços técnicos e de inovação do Hub de Inovação e Tecnologia em Energias Renováveis (HIT), que ainda conta com um habitat de inovação com grandes empresas multinacionais do ramo das energias no prédio do HIT, em Natal.
O painel também contou com a participação da diretora do Parque Tecnológico Augusto Severo (PAX), Angela Paiva; do consultor do Sebrae-PR Odemir Capello; e do técnico da Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (PROPI) do IFRN, Rafael Passos.
IEL-RN debate storytelling, inteligência emocional e marketing digital
O Instituto Euvaldo Lodi (IEL-RN) ofereceu uma série de palestras no espaço Empreendedorismo que começou com a apresentação da psicóloga do IEL-RN, Nathália Pereira, que falou sobre “A inteligência emocional na carreira profissional”.
A programação seguiu com a dupla Alberto Kastro e Tiago Lucena, da Escola de Leads. Além de contarem a história da Escola, que surgiu com o objetivo de ensinar a empreendedores o conhecimento necessário para conseguir tomar ações seguras obtendo previsibilidade nos negócios através do tráfego pago, eles falaram sobre casos de sucesso da empresa e explicaram as profissões dentro do mercado de Marketing Digital. “As redes sociais têm o poder de influenciar comportamentos”, frisou Alberto durante a apresentação.
Na palestra “Storytelling: Histórias que vendem”, o jornalista e publicitário Túlio Dantas, contou sua história enquanto comunicador, passando por duas graduações na área, e transmitiu conhecimentos relacionados à contação de histórias enquanto estratégia para a publicidade. “Talvez por ter passado primeiro pelo jornalismo montei essa base de produzir conteúdos publicitários contando histórias”, declara Dantas.
O storytelling é a capacidade de contar histórias a partir de narrativas envolventes. O significado do termo tem origem na junção das palavras “story” (“história” em inglês) e “telling” (forma nominal do verbo “tell”, que significa “contar”). No contexto dos negócios, essa é uma técnica focada no engajamento do público, que tende a se envolver e se conectar mais com conteúdos que o cative.
Projeto da BQMIL Mossoró é tema de palestra do SESI
O Serviço Social da Indústria (SESI-RN) ofereceu a palestra “Saúde do trabalhador na empresa: projeto piloto na empresa BQMIL Mossoró”, ministrada pelas psicólogas Bruna Fernandes, do SESI-RN, e Graziela Alberici, do SESI-RS, também no espaço Empreendedorismo.
A psicóloga do SESI-RS iniciou a palestra destacando a importância de as empresas estarem atentas à promoção da saúde emocional dos trabalhadores. “Não há como atingir metas de produção se não olharmos para a saúde mental. É algo impactante para os resultados da própria empresa”, explica. “Não há fator único que influencie a saúde mental, mas sim uma combinação de cenários”, completa Graziela.
Gerente do Centro de Inovação em Proteção Psicossocial do SESI-RS, ela destaca que um estudo da London School aponta que o Brasil perde R$ 78 bilhões por ano em produtividade apenas por casos de depressão. “Olhando para o lado positivo, hoje em dia temos mais conhecimentos sobre como promover a saúde mental dentro das empresas, seja no apoio no ambiente de trabalho, no treinamento de líderes para o apoio às equipes ou no oferecimento de um serviço de atendimento psicológico”, ressalta Graziela. Além disso, não é preciso olhar apenas de maneira negativa para a saúde mental, apontando as doenças que atingem, mas incentivando a cooperação e o suporte no trabalho”, finaliza.
“A saúde mental do trabalhador é um grande desafio que encontramos. As empresas têm nos procurado bastante para falar sobre isso, principalmente no pós-pandemia, devido a casos de esgotamento profissional, depressão ou ansiedade”, afirma Bruna Fernandes.
A psicóloga do SESI-RN apresentou o trabalho realizado junto à indústria BQMIL para engajar os trabalhadores em temas sobre saúde mental. “Foi um projeto piloto onde buscamos sensibilizar os colaboradores sobre a importância da colaboração e da procura por suporte e recebemos menção honrosa Premiação Nacional de Inovação de 2022”, relata Bruna.
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