“O ecossistema do SENAI tem tudo para fortalecer a cultura empreendedora”, diz gerente de Inovação do Sebrae Nacional

13/08/2021   17h21

 

 

O gerente de Inovação do Sebrae Nacional, Paulo Renato Macedo Cabral, ‘desembarcou’ nesta sexta-feira (13) no Hub de Inovação e Tecnologia (HIT) do SENAI-RN, em Natal, para discutir estratégias que possibilitem o fortalecimento da cultura empreendedora e do ecossistema de inovação do estado. Um dos caminhos previstos nesse sentido, segundo ele, está nas mãos do SENAI – maior complexo de educação profissional da América Latina – e também das universidades: Oferecer estímulos para que mais jovens e um maior número de egressos dos cursos que oferecem queiram criar empresas inovadoras e capazes de fazer a diferença em setores estratégicos como o de energias renováveis.

 

“Para isso, a gente tem que fortalecer as aceleradoras (de negócios), as incubadoras e atrair investidores para os estados. Porque se a gente trabalha o empreendedorismo na base, e no topo da pirâmide trabalha os investidores, a gente fecha o circuito que a gente precisa para ter um ecossistema de inovação mais forte”, disse ele, após conhecer a estrutura do HIT e discutir parcerias com o SENAI nas áreas de educação e energia.

 

“Aqui no ecossistema do SENAI vocês têm tudo para isso: alunos, laboratórios já instalados e as indústrias vindo buscar soluções para os seus problemas, então se a gente coloca esse caldo cultural do empreendedorismo e transforma produto em negócio, a equação está resolvida”, frisou ainda.

 

*HIT*

O Hub de Inovação e Tecnologia do SENAI-RN engloba os dois principais centros de referência do SENAI no Brasil para pesquisa, desenvolvimento e inovação com foco em energia eólica, solar e sustentabilidade – o Instituto SENAI de Inovação em Energias Renováveis – e para serviços e soluções de educação voltados às indústrias de energia e do gás – o Centro de Tecnologias do Gás e Energias Renováveis (CTGAS-ER). A estrutura ocupa uma área de 20 mil metros quadrados, em Natal, onde outras investidas do SENAI e do SESI nas áreas de educação e inovação com foco na indústria se integram e ganham destaque.

 

Cabral conheceu laboratórios, ambientes de ensino, o habitat de inovação criado para abrigar grandes indústrias e uma incubadora para micro e pequenas empresas e também startups, idealizada e construída em parceria com o SEBRAE-RN – com expectativa de início de operação neste semestre.

 

“Discutimos a construção e o incremento de soluções do Hub, numa busca permanente de fortalecimento do ecossistema de inovação potiguar”, disse Rodrigo Mello, diretor do ISI-ER e do CTGAS-ER, a quem coube apresentar ao gerente de Inovação do SEBRAE estrutura, projetos e detalhes de atividades que o HIT já desenvolve.

 

 

O trabalho previsto entre as duas instituições, segundo ele, passa, por exemplo, pelo incremento do assunto empreendedorismo na grade educacional do SENAI e também pela cooperação em editais de inovação que envolvem a incubadora do HIT na área de energia.

 

O diretor de Inovação do Sistema FIERN e líder da Comissão de Ciência, Tecnologia e Inovação da Federação das Indústrias do estado, Djalma Barbosa Júnior, conduziu a reunião com o grupo e ressaltou que um dos principais objetivos do encontro foi entender como o SEBRAE pode acelerar o processo de cultura inovadora nos empresários.  “É muito clara a percepção que nós tivemos de que eles, do SEBRAE, querem investir na área de energia, ou seja, para o micro e pequeno ter acesso à geração de energia solar, por exemplo, mas não só isso. Eles querem estruturar toda uma cadeia para preparar as pessoas para atuar na área e para o empresário fazer seu investimento tendo consciência da economia e dos ganhos que vai ter no negócio”, disse.

 

Também participaram da reunião o superintendente do SEBRAE-RN, José Ferreira de Melo Neto, e David Góis, gerente de Inovação e Negócios do SEBRAE no estado.

 

Skip to content