O Laboratório de Cerâmica e Construção Civil (LCCC) do Instituto SENAI de Tecnologia de Mossoró (IST) alcançou um resultado relevante no Programa Interlaboratorial de Telhas Cerâmicas de 2023, com desempenho satisfatório em todos os 15 ensaios realizados. Além disso, entre os 13 laboratórios participantes, o LCCC foi um dos dois a terem o desempenho satisfatório em todas as avaliações.
Para a coordenadora de Serviços em Tecnologia e Inovação (STI) do SENAI-RN, Kathya Canella, o resultado reforça a competência instalada no LCCC para a execução dos ensaios. “O resultado alcançado reflete que estamos no caminho correto e devemos seguir empenhados no propósito de garantir a manutenção da infraestrutura e competências existentes nesta área”, comenta.
“O SENAI-RN, através do LCCC, se propõe não somente a ser um laboratório de avaliação de conformidade de produtos da indústria cerâmica, mas visa estimular a elevação do nível de qualidade na cadeia produtiva da indústria da construção civil”, afirma Kathya.
A responsável técnica pelo Laboratório de Cerâmica e Construção Civil do IST Mossoró, Tassyla Barbosa, destaca que o resultado no Programa Interlaboratorial é um importante passo para a acreditação do laboratório. “Seguimos os critérios estabelecidos pelas normas técnicas, mas esse resultado confere a excelência dos equipamentos, conhecimentos e métodos de trabalho do LCCC”, afirma.
Atualmente, o laboratório presta serviços técnicos a indústrias da construção civil e indústrias de cerâmica de todo o Rio Grande do Norte. “Estamos em processo de acreditação dos nossos serviços para garantir ainda mais segurança às empresas atendidas”, explica Tassyla.
Realizado pela Comissão Técnica 01 – Construção Civil, do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), junto ao CETEC Lins, o programa é apoiado pela Coordenação Geral de Acreditação do Inmetro. A avaliação tem como objetivo auxiliar os laboratórios participantes em suas próprias avaliações e rastreabilidade interna. para garantir a confiabilidade nos resultados.
Os ensaios foram realizados segundo a norma NBR 15.310/2009, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), que especifica critérios para Componentes Cerâmicos, Telhas e Terminologia, Requisitos e Métodos de Ensaio. Entre os meses de agosto e outubro de 2023, foram realizados ensaios de determinação dos valores das dimensões básicas (comprimento, largura, posição do pino e altura do pino), determinação da planaridade, rendimento médio, determinação da retilineidade, verificação da impermeabilidade, carga de ruptura a flexão simples, flexão a três pontos, determinação da massa seca e determinação do índice de absorção de d’água.
Av. Senador Salgado Filho, 2860 - Lagoa Nova - Natal/RN - CEP: 59075-900