HISTÓRICO
O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – SENAI – é uma entidade de direito privado, organizada e administrada pela Confederação Nacional da Indústria, nos termos do Decreto-Lei nº 4.048, de 22 de Janeiro de 1942.
Nacionalmente, o SENAI está consolidado como o maior complexo de educação profissional da América Latina, cujos resultados são expressos através de números e de sua capacidade de adequar-se às demandas técnicas e tecnológicas do mundo moderno. A sua expressiva infraestrutura na área tecnológica, constitui-se o diferencial competitivo para realizar serviços educacionais, técnicos e tecnológicos, “dada a sua capilaridade, sua capacidade de articulação institucional e sua interlocução permanente com o setor produtivo e o setor acadêmico”.
No Rio Grande do Norte, o SENAI foi criado em 1953, como resultado das necessidades de formação de pessoas qualificadas para atender a indústria, cujos cursos eram realizados nas instalações da antiga Escola Industrial de Natal.
Ao longo de sua existência o SENAI-RN vem desenvolvendo ações pautadas em objetivos estrategicamente definidos para atender a evolução da indústria do Rio Grande do Norte, visando contribuir para o aumento da qualidade e produtividade das empresas industriais.
Visão
Ser reconhecido como a melhor instituição de educação profissional e soluções tecnológicas para indústria.
Propósito
Com a indústria pela inovação, produtividade e sustentabilidade.
POLÍTICA DE QUALIDADE
Desenvolver produtos e serviços em educação profissional e serviços técnicos e tecnológicos, sintonizados com a missão institucional, buscando a melhoria contínua da eficácia dos processos internos para garantir a satisfação dos clientes.
OBJETIVOS DE QUALIDADE
- Garantir a satisfação dos clientes externos e internos;
Investir nas competências dos recursos humanos; - Assegurar a qualidade interna dos processos da educação profissional e dos serviços técnicos e tecnológicos;
- Monitorar a produção, em educação profissional e em serviços técnicos e tecnológicos;
- Monitorar a receita, a despesa e a recuperação de despesas das Unidades Operacionais.
RESPONSABILIDADE SOCIAL E INCLUSÃO
O SENAI colabora para transformar indivíduos que vivem à margem da vida econômica em cidadãos participativos. Com a educação para o trabalho, o SENAI gera oportunidade de ingresso ou reingresso na vida produtiva a jovens em situação de risco social, trabalhadores excluídos da vida produtiva, indígenas, presidiários, menores, candidatos ao primeiro emprego, entre outros grupos.
Além disso, com o Programa SENAI de Ações Inclusivas (PSAI), o SENAI facilita o acesso de pessoas com deficiência (inclusive condutas típicas e altas habilidades) ao mercado de trabalho, expande o atendimento a negros/índios e oportuniza a participação de mulheres nos cursos estigmatizados para homens e vice-versa. Promove também a requalificação profissional de pessoas acima de 45 anos, proporcionando uma educação profissional comprometida com a diversidade.