“Impacto das Mudanças Climáticas para as Energias Renováveis” é tema de webinar do ISI-ER nesta quarta

8/11/2023   10h54

Transmissão será realizada a partir das 16h no YouTube, com apresentação do pesquisador do Instituto SENAI de Inovação em Energias Renováveis (ISI-ER), Jean Souza dos Reis

 

O Hub de Inovação e Tecnologia do SENAI-RN (HIT SENAI) promove, nesta quarta-feira (8), o webinar “Impacto das Mudanças Climáticas para as Energias Renováveis”. 

 

A transmissão será realizada a partir das 16h no YouTube (clique aqui para acessar: https://www.youtube.com/watch?v=IlGz0xYKJDo), com apresentação do meteorologista, doutor em Ciências Climáticas e pesquisador do Instituto SENAI de Inovação em Energias Renováveis (ISI-ER), Jean Souza dos Reis.

 

O pesquisador tem experiência na área de mudanças climáticas, climatologia, sensoriamento remoto e meteorologia sinótica. 

 

Participou de projetos sobre associações de sistemas sinóticos em diversas áreas da Amazônia oriental com ênfase na aplicação de Técnicas Estatísticas Ondeletas em meteorologia. Atualmente, trabalha com características climatológicas de ciclones extratropicais.

 

Avanços

O webinar e podcasts relacionados aos temas discutidos, também disponíveis no YouTube, fazem parte de uma série que o SENAI-RN lançou em outubro, em um projeto que busca amplificar informações ligadas a energias renováveis, sustentabilidade e novas tecnologias que avançam para o Brasil, a partir do Rio Grande do Norte – estado líder no país em geração de energia eólica.

 

O projeto abrange oito edições, com veiculação prevista até 13 de dezembro. A primeira foi ao ar no dia 25/10 e teve a participação do oceanógrafo Nicolas de Assis Bose, com o tema “Oceanografia aplicada à energia eólica offshore”. Na segunda edição, as meteorologistas Vanessa de Almeida Dantas e Ana Cleide Bezerra Amorim abordaram a “Modelagem atmosférica aplicada às energias eólica e solar”. 

 

Os próximos episódios programados são “Geotecnologias Aplicadas ao Setor Elétrico”, “Hidrogênio Verde e combustíveis sustentáveis”, “O Impacto da Inteligência Artificial na Transformação da Rede de Energia Elétrica: Desafios e Oportunidades”, “Modelagem de CO2 e sua aplicação em combustíveis sustentáveis” e “Análise de viabilidade técnica, econômica e ambiental aplicada a energias renováveis”. 

 

As apresentações ficam a cargo de especialistas que compõem o time de pesquisadores bolsistas do Instituto SENAI de Inovação em Energias Renováveis. O Instituto é a principal referência do SENAI no Brasil em Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação em energia eólica, solar e em sustentabilidade, incluindo novas tecnologias como hidrogênio verde. 

 

Já o Centro de Tecnologias do Gás e Energias Renováveis (CTGAS-ER), do SENAI-RN, é o principal centro de formação profissional da rede nessa área, com soluções que envolvem desde qualificação e cursos técnicos até uma Especialização Técnica em Energia Eólica lançada em 2014 e a recém-criada “Especialização em gestão avançada para energia eólica” – a primeira especialização técnica do país voltada a profissionais que estão no back-office do setor, em áreas ligadas à gestão interna dos negócios (Clique aqui para saber mais: https://www.fiern.org.br/energia-eolica/#sobre).

 

SOBRE O HIT

 

O HUB de Inovação e Tecnologia (HIT), do SENAI-RN, é um complexo que sedia o Instituto SENAI de Inovação em Energias Renováveis (ISI-ER), o Centro de Tecnologias do Gás e Energias Renováveis (SENAI/CTGAS-ER) e os Centros do SENAI voltados à moda e alimentos (SENAI/Clóvis Motta) e à construção civil (SENAI/Flávio Azevedo). O complexo também engloba um Habitat de Inovação para grandes indústrias e foi escolhido como endereço do “Polo de Aceleração de Negócios em Energias Renováveis do Brasil”, que o SEBRAE-RN implantou, para atendimento a startups e a micro e pequenas empresas de todo o país. A partir de 2024, vai incorporar, ainda, a  FAETI – Faculdade de Energias Renováveis e Tecnologias Industriais do SENAI-RN, já aprovada pelo Ministério da Educação e com início da operação previsto para o primeiro semestre do ano.

 

 

Texto: Renata Moura

Imagem: Reprodução YouTube

Skip to content