Imersão de Gestores define planejamento estratégico do Sistema FIERN

6/02/2023   17h45

 

Com objetivo de debater o Planejamento Estratégico das entidades que a compõem o Sistema FIERN – FIERN, SESI, SENAI e IEL –  foi realizado, entre os dias 3 e 5 deste mês, a Imersão de Gestores. O encontro, que este ano ocorreu em edição especial em que são comemorados os 70 anos da Federação, reuniu gerentes, gestores, além de diretores que atuam diretamente em áreas de gestão da Federação.

 

O encontro se dividiu entre palestras externas – com o velejador e campeão olímpico Lars Grael, que abordou o tema “Superação – Viver é como velejar, vale vencer!”;  Thiago Reis que ministrou sobre “Como potencializar suas vendas através de um processo comercial eficiente” e também uma segunda palestra que tratou da “Demanda Infinita: A chave para destravar o crescimento em vendas do seu negócio”  – e o planejamento estratégico do sistema, realizado separadamente por cada ente, para definir diretrizes, objetivos, metas para o período de 2023-2027. Ao final, cada equipe apresentou resultados e planejamento com vistas ao Plano de Ação.

 

A realização do planejamento estratégico foi orientada pelo consultor Jodrian Freitas e contou ainda com a palestra “Cenário atual e para onde vamos”, apresentada pelo gerente do Mais RN, Pedro Albuquerque. Nela, foram expostos os principais dados econômicos do RN; as prioridades para a agenda da indústria brasileira; as áreas mais promissoras para a economia do RN e ainda as principais tendências e reflexões sobre os temas Pessoas e Saúde, Tecnologia e Educação.

 

 

Ao abrir os trabalhos, o Presidente da FIERN, Amaro Sales de Araújo, lembrou das ações realizadas ao longo dos seus 11 anos de gestão, a partir de sua percepção no período em que se elegeu para presidir a Federação. “Sabia que teria uma grande missão ao presidir a Federação, com desafios e aprendizados”, disse. Na oportunidade, ele fez ainda um breve relato de cada uma das imersões realizadas até agora no Sistema FIERN.

 

Amaro Sales citou a primeira imersão realizada no Sistema, que ocorreu em 2013, durante seu primeiro ano à frente da presidência com objetivo de preparar os gestores e aprimorar as estratégias de gestão das entidades. “Tivemos a importância da atuação sistêmica na execução estratégica”, frisou. Ele reiterou a importância da presença, durante toda a imersão, de Roberto Serquiz, presidente eleito da Federação para o período 2023-2027. E citou a importância do planejamento também neste momento de transição para a Federação.

 

 

Ainda em sua fala, o presidente frisou as mudanças que foram feitas, o desempenho adquirido e o que tem sido oferecido à indústria e ao Rio Grande do Norte ao longo desses anos. “Fiz questão de que os gestores trouxessem suas equipes para fazer desse momento, um momento importante pelos desafios enfrentados e a necessidade de planejar o futuro”, ressaltou.

 

Sales enalteceu o MAIS RN durante a Imersão dos Gestores. “É o novo sistema de defesa da indústria e do Rio Grande do Norte”, declarou. “Me orgulho muito deixar um trabalho feito e que é monitorado por várias instituições. O plano de retomada econômica do estado foi traçado, discutido e orientado pela FIERN em parceria com governo, prefeituras e os demais órgãos”, completou.

 

Lidando com cenários adversos

 

Palestrante do evento, o medalhista olímpico e bicampeão mundial de vela, Lars Grael elogiou o equilíbrio de Amaro Sales para fortalecer a FIERN. “Navegar é lidar com cenários adversos”, disse se referindo aos desafios enfrentados tanto no esporte quanto na gestão, e a importância da perseverança e paciência na condução dos momentos mais difíceis.

 

Lars Grael narrou aos presentes momentos de adversidade e superação em sua vida de competidor, principalmente quando foi vítima de um acidente em que perdeu uma das pernas. Em determinados momentos, ele fez um paralelo da vida de competidor náutico ao de um gestor de empresas – sempre ressaltando a importância do planejamento para se ter uma boa execução.

 

Ainda na palestra, Lars citou a dedicação do presidente da FIERN no enfrentamento a cenários de adversidade ao longo dos anos à frente da Federação.

 

Gestores e diretores destacam importância da Imersão

 

Participando da Imersão, diretores e gestores do Sistema FIERN destacaram a importância do evento realizado durante o fim de semana. O diretor 1º tesoureiro da Federação e presidente eleito para o mandato 2023-2027, Roberto Serquiz, ressaltou que o treinamento de pessoas é essencial. “O que ocorre na imersão é que temos a condição de trabalhar a aproximação e relacionamento das pessoas, tudo é pensado em executado em conjunto”, disse.

 

Segundo ele, há o intercâmbio de informação e conhecimento que vai definir o alinhamento dos trabalhos. “É pensar e criar a cultura de desenvolvimento único na instituição”, comentou. Ele ressaltou o foco na missão, nos valores e no comportamento linear ligado ao objetivo da instituição que é promover e defender a indústria.

 

O Diretor Regional do IEL e diretor de Inovações da FIERN, Djalma Cunha Júnior, comentou que “toda imersão, quando se planeja, os resultados vêm com evidência”.

 

Para o gestor, o objetivo maior do encontro é entender o que pode ser feito nos próximos anos. “Saber as prioridades para definir metas e desafios. Com isso, sair com desenho de cenário futuro bem planejado para ter uma boa execução”, analisou.

 

Já o superintendente do SESI-RN, Juliano Martins, vê a imersão como a retomada das atividades de desenvolvimento do planejamento estratégico. “Momento importante para reunir o time de gestores para que possa planejar e entender trilhar um caminho de onde se quer chegar até 2027”, disse.

 

Na opinião dele, é entender como se quer chegar, de que forma, quais objetivos e o impacto que vai gerar na sociedade. “Momento de muito trabalho, foco e dedicação para ter um caminho bem definido”, assegurou.

 

O diretor Regional do SENAI-RN, Rodrigo Mello, lembrou que esse é um momento necessário do ano. “É o de planejamento do curto, médio e longo prazo”, disse. ”São as perspectivas de crescimento, melhoria de processo de produto”, comentou. Segundo o gestor do SENAI-RN, é um momento rico de juntar os gestores para escutar as opiniões e, a partir das convergências, criar ambiente diferente no médio prazo.

 

O superintendente do IEL-RN, Juan Saavedra, destacou o engajamento de gestores, assessores e equipe de mercado. Saavedra citou o desenvolvimento de estratégias para o bom desempenho das entidades. “Trabalhar indicadores para acompanhar o planejamento. Mensurar isso e permitir que as coisas aconteçam a partir das metas traçadas”, concluiu.

 

Skip to content