Nesta semana, Natal sedia o III Simpósio do Projeto Soldado Cidadão, uma iniciativa significativa que apresenta projetos bem-sucedidos e debate sobre a importância da capacitação do militar para o mercado de trabalho. A abertura do simpósio aconteceu na manhã desta terça-feira (10), no Hub de Inovação e Tecnologia do SENAI RN, em Natal. O evento segue até o dia 12 de setembro.
O Simpósio do Projeto Soldado Cidadão é considerado uma oportunidade para estudar a viabilidade de expandir iniciativas em âmbito nacional e parcerias. O evento também estreita os laços de cooperação entre as instituições participantes e o Exército Brasileiro.
Para o diretor regional do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial no estado (SENAI-RN), Rodrigo Mello, é satisfatório poder participar de um projeto tão relevante que as Forças Armadas têm para o Brasil.
“Esse é um projeto que vai além da vida da caserna dos soldados. Um projeto em que as Forças Armadas ensinam princípios de comprometimento, de simplicidade, de segurança, valorização do ser humano e, especialmente, determinação e disciplina. Isso constrói um cidadão que um dia sairá dos quarteis para a sociedade. Nesse contexto, há uma busca das Forças Armadas, e aí entra o SENAI, em qualificar essas pessoas para que ao sair dos quartéis, possam ter uma profissão já garantida para a sua vida, para sustentar a sua família”, afirma Mello.
“O SENAI vem complementar todas essas características desenvolvidas pelas Forças Armadas com a competência profissional e preparação para o futuro. Então, é um prazer para o SENAI poder participar de um programa como esse”, acrescenta o diretor regional do SENAI-RN.
O coordenador do projeto Soldado Cidadão pelo SENAI-RN, Emerson Batista, que representou a Federação das Indústrias no Simpósio, explica que o projeto realiza um grande trabalho.
“Antes, muitos militares quando concluíam o serviço militar saiam como ex-militares. Hoje, a maioria já sai formado, capacitado dentro do SENAI, dentro dos melhores cursos de qualificação e aperfeiçoamento. Inclusive alguns se destacam participando de cursos técnicos”, afirma.
“Dessa forma, ele hoje não é mais apenas um ex-militar. Junto com todo o profissionalismo militar, a hierarquia, a disciplina que o acompanha ao longo de sua vida; ele é um profissional preparado e disponível para a indústria, enfatiza Emerson Batista”.
O projeto abrange militares de todo o Brasil, que terão a oportunidade de receber uma formação técnica, seja se qualificando ou se aperfeiçoando. O projeto proporciona perspectivas de futuros para os militares atuarem, por exemplo, na indústria.
O coronel do Exército Brasileiro, Fernando Ramiro Teixeira Monteiro de Castro, assessor do programa de governo, explica a coordenação do projeto Soldado Cidadão, no âmbito do Exército Brasileiro em todo o país. O projeto atua nos 27 estados da Federação e tem como principais parceiros entidades do Sistema S, como o SENAI, Senac, Senat e Senar, além de empresas que atuam na qualificação e viabilizando oportunidades de emprego para o militar temporário, depois que ele vai para a reserva.
“Esse é o contexto do projeto Soldado Cidadão: qualificar para poder empregar o nosso militar temporário. Esse simpósio já é o terceiro e é importante porque estamos juntando 20 estados. São mais de 44 instituições. Estamos fazendo aqui em Natal e é importante para a gente trocar ideias, ver como podemos melhorar o nosso projeto, aumentar e fortalecer as nossas parcerias, buscar novas parcerias, boas práticas, passar para o pessoal o que está dando certo e onde não está, e com isso melhorar o nosso projeto Soldado Cidadão”, detalha o Coronel.
No primeiro dia, o evento contou com apresentação do Exército Brasileiro; do SENAI-RN; SEST-SENAT/DF; SENAR/MS; SENAC/PE; CETAM; SESI/BA; e debate sobre Educação profissionalizante e seu papel no desenvolvimento nacional.
Texto: Jô Lopes – SENAI-RN – Edição: Sara Vasconcelos – FIERN
#SENAI #CTGAS-ER #EXÉRCITO BRASILEIRO # SOLDADO CIDADÃO
Av. Senador Salgado Filho, 2860 - Lagoa Nova - Natal/RN - CEP: 59075-900