O SENAI do Rio Grande do Norte comemorou o Dia das Mães, na última sexta-feira (10), com a presença de filhos e filhas da equipe e um tour que incluiu os diversos locais de trabalho das mães.
A atividade foi realizada no Hub de Inovação e Tecnologia (HIT) da instituição, complexo que reúne, em Natal, o Instituto SENAI de Inovação em Energias Renováveis (ISI-ER), a Faculdade de Energias Renováveis e Tecnologias Industriais (FAETI), do SENAI-RN, o Centro de Tecnologias do Gás e Energias Renováveis (ISI-ER), o SENAI/Clóvis Motta e o SENAI/Flávio Azevedo.
A programação contou com a participação de 41 mulheres, com filhos adultos e crianças. “Eu vejo como um momento de suma importância”, disse a instrutora de educação e tecnologias em confecção do vestuário há mais de 10 anos, Alda Julião, 57, com os filhos Elton, 28, e Charles, 30. “É uma honra estar com os filhos. É uma expressão de amor”, descreveu.
Ex-aluno de mecânica industrial do SENAI-RN, Elton ficou habituado a laboratórios de áreas como bombas, usinagem e soldagem. Nos que levam ao dia a dia da mãe, entretanto, entraria pela primeira vez, depois de adulto.
“Quando eu era mais novo lembro de ter ido ao laboratório de costura, mas faz muito tempo e, quando soube que haveria a visita, achei interessante. Quis vir para homenagear minha mãe”.
Maeva Rênnua, 30, engenheira eletricista que atua desde março como pesquisadora bolsista do Laboratório de Energia Solar do ISI-ER, participou com a filha Marina, de 2 anos e 7 meses, e se disse surpresa com a inclusão que sentiu no ambiente de trabalho.
“É que por mais que a gente já tenha evoluído muito em relação a isso no mercado, há empresas ainda com receio de contratar mulheres, e mulheres-mães. Assim, com esse tipo de iniciativa, acho que a gente se sente em um espaço com capacidade de compreender mais”.
Programação
A programação preparada em alusão à data incluiu tour pelas instalações, ginástica laboral, oficina de pintura em papel e tecido, massoterapia e dinâmicas com o apoio da equipe do SESI.
Mães e filhos passaram por laboratórios e inovações que nasceram no SENAI, como o primeiro buggy elétrico desenvolvido no Brasil para passeios em regiões com dunas, e o Caninga, respirador mecânico desenvolvido durante a pandemia de Covid-19.
O diretor do SENAI-RN, Rodrigo Mello, destacou a importância da iniciativa. “As mulheres representam uma parcela significativa da equipe do SENAI do Rio Grande do Norte e entendemos que a participação da família é importante no desempenho da vida das pessoas. Esta ação foi uma tentativa de demonstrar isso”, disse Mello, também diretor do ISI-ER e da FAETI.
“A gente visa o acolhimento da equipe, o mostrar às pessoas que elas são importantes para a instituição”, complementou Bervilânia Gomes, analista administrativa de Recursos Humanos que conduziu o evento.
Marta Cabral, assistente administrativa e mãe de Isabella Panisset, de 4 anos, ressaltou a relevância da ação independentemente da idade dos filhos. “Muitas vezes a gente sai para trabalhar e eles não fazem ideia do que é”, disse, com um sorriso. “Agora, Bella sabe que é aqui que a mãe dela trabalha”.
Av. Senador Salgado Filho, 2860 - Lagoa Nova - Natal/RN - CEP: 59075-900