O Habitat de Inovação do Hub de Inovação e Tecnologia (HIT) do SENAI-RN foi oficialmente inaugurado no dia 14 deste mês em Natal e, nesta sexta-feira, 22, esteve no centro da programação do GO!RN – evento do Serviço de Apoio à Micro e Pequena Empresa do estado (SEBRAE-RN) que durante dois dias pôs a inovação no centro dos debates.
Detalhes da operação do Habitat foram apresentados pelo diretor do Instituto SENAI de Inovação em Energias Renováveis (ISI-ER) e do Centro de Tecnologias do Gás e Energias Renováveis (CTGAS-ER) – unidades do SENAI que também fazem parte do HIT – Rodrigo Mello.
O Habitat, explicou ele, é um ambiente para discussão de grandes ideias e novos caminhos para o desenvolvimento tecnológico e a competitividade dos negócios, em que grandes empresas podem interagir com o ecossistema de inovação potiguar.
“É uma área estratégica criada dentro da estrutura do SENAI com a proposta de atrair grandes empresas que atuam nos setores de energias renováveis e do gás, ou seja, de ser uma porta de entrada para as grandes do setor se relacionarem com os demais atores desse ecossistema”, frisou, acrescentando: “Não existe inovação sem que toda a cadeia funcione junto, de forma que o talento possa dar as respostas que a sociedade precisa. E esse Habitat traz essa ideia. No caso da pequena empresa, espera-se que ele também gere negócios sem fronteiras”.
Em frente ao espaço, observou ele, o SENAI-RN e o SEBRAE estão estruturando uma incubadora de negócios, para pequenas empresas e startups. A expectativa é encurtar o caminho entre elas e as gigantes instaladas na estrutura.
O Habitat
Na prática, o Habitat de Inovação do SENAI é um ambiente colaborativo para relacionamento com as indústrias. Está situado dentro do HIT – complexo onde também funcionam o ISI-ER e o CTGAS-ER, referências do SENAI no Brasil para soluções de educação, inovação, pesquisa e desenvolvimento para a indústria de energias renováveis.
O Habitat oferece espaço físico para escritórios de empresas dos setores de energia e do gás vinculados ao ISI, com acesso à infraestrutura compartilhada e à equipe especializada, co-criação de soluções personalizadas em Pesquisa & Desenvolvimento, consultoria e metrologia, além de segurança jurídica.
O projeto começou a sair do papel em 2020 e os planos são de ocupar o espaço com escritórios de ao menos sete gigantes do setor de energia e do gás até o final do próximo ano. A primeira delas – a CTG Brasil – chegou oficialmente no dia 14.
A empresa faz parte da China Three Gorges Corporation (CTG), uma das líderes globais em geração de energia limpa. O escritório de inovação que abriu oficialmente no Habitat é o primeiro que instala na região Nordeste e foi inaugurado junto com o lançamento da maior Chamada Pública do país para apoio a projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (P&D+I) em hidrogênio verde, o chamado “combustível do futuro”.
A Chamada Pública “Missão Estratégica Hidrogênio Verde”, detalhada no evento com transmissão ao vivo no YouTube (https://youtu.be/-hNnqZzj94Q), tem R$ 18 milhões para financiamento de projetos, com recursos da CTG Brasil e do SENAI. O prazo de inscrições vai até 19 de novembro, por meio da Plataforma Inovação para a Indústria: http://www.portaldaindustria.com.br/canais/plataforma-inovacao-para-a-industria/. Instituições de Ciência e Tecnologia públicas ou privadas, empresas de diferentes portes, startups e agências de fomento para projetos de P&D+I podem participar.
Coordenada pelo SENAI-RN, por meio do Instituto SENAI de Inovação em Energias Renováveis (ISI-ER), a ação tem como objetivo impulsionar soluções em energia limpa com foco na produção, armazenamento, distribuição e novas fontes, mas também em outras áreas que fazem parte da cadeia de hidrogênio verde, como mobilidade, indústrias e agricultura. O ISI-ER vai atuar na estruturação e curadoria dos projetos recebidos de acordo com o edital. Os projetos terão prazo máximo de execução de 36 meses, a partir da assinatura do Contrato de Desenvolvimento de Trabalho Técnico e Científico.
SOBRE O GO!RN
A apresentação sobre o Habitat de Inovação não foi a única no GO!RN a envolver o Sistema FIERN, que engloba o SENAI, o SESI e o IEL no estado. A Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte participou dos dois dias do evento, iniciado no dia 21.
O GO!RN 2021 é uma correalização do Sebrae-RN com a Jerimum Valley, Potiguaras Valley, LEP, CDL Jovem, Salt Valley, b.connect, Junior Achievement, Parque Instituto Metrópole Digital e incubadora INOVA, RN Júnior, Seahub, PONG, Potilivre, WiE, Arara Furtacor, incubadora ITNC-IFRN, e-Labora da UnP, incubadora inPacta da UFRN, Prefeitura do Natal e Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte, com destaques ainda para os eventos do ALI, o ALIFLIX, e do projeto de Impacto Social, o Tech for Good.
Confira abaixo como foi a participação da Federação das Indústrias
“Pelo futuro da Indústria – Sistema FIERN”:
21.10 – 10h
CRIE: Sprint de Criatividade e Inovação (IEL/RN)
Palestrante: Anchieta Júnior
21.10 – 11h
SESI ESCOLA: Pés no chão e olhar no horizonte (SESI/RN)
Palestrantes: Ana Karenine da Luz Medina, Anderson Vieira, Gabriel Gonzalez e Josinaldo Araújo.
22.10 – 10h
Indústria & Inovação (FIERN)
Palestrante: Djalma Barbosa da Cunha Júnior (Diretor de Inovação da FIERN)
22.10 – 17h
Habitat de Inovação no ISI: Instituto SENAI de Inovação em Energias Renováveis (SENAI-RN / ISI-ER)
Palestrante: Rodrigo Diniz de Mello (Diretor do ISI-ER)
Av. Senador Salgado Filho, 2860 - Lagoa Nova - Natal/RN - CEP: 59075-900