A Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte (FIERN) e o SENAI-RN discutiram nesta quinta-feira (1º), com a AES Brasil, possibilidades de parcerias envolvendo soluções de mercado para o custo de energia das empresas.
“Os assuntos eficiência energética, transição energética e, especialmente, o custo para as empresas do item energia elétrica estão muito presentes dentro do setor industrial e, consequentemente, dentro da Federação das Indústrias”, disse o diretor do SENAI-RN e do Instituto SENAI de Inovação em Energias Renováveis (ISI-ER), Rodrigo Mello.
A reunião em que os temas foram discutidos foi realizada no Hub de Inovação e Tecnologia (HIT) do SENAI, em Natal, com a participação do diretor de Inovação da FIERN e presidente da Comissão Temática de Inovação, Ciência e Tecnologia da entidade (Coincitec), Djalma Barbosa Júnior.
Da AES Brasil, estiveram presentes o gerente de comercialização de energia da companhia, José Carlos Reis, e a coordenadora comercial da filial RN, Sayonara Barbosa.
“Nós tivemos a oportunidade de conversar com a empresa, uma gigante na geração de energia renovável no Brasil, sobre o mercado livre de energia e sobre de que forma podemos trazer isso para acelerar o acesso das empresas potiguares a este processo”, acrescenta Rodrigo Mello. “Foi muito produtivo”.
Ele explica que está em análise avançada na FIERN o desenvolvimento de um produto que abrange eficiência energética, transição energética e melhoria no processo de custo das empresas. A ideia, de acordo com o diretor do SENAI, é lançar soluções na área, “prevendo uma maior participação das empresas potiguares no mercado livre, que, como regra, traz substanciais índices de economia no custo de energia elétrica”.
A discussão foi avaliada como oportuna por Djalma Barbosa Júnior e, segundo ele, ocorre em um momento de esforços da Federação das Indústrias para oferecer oportunidades de melhorias de produtividade e eficiência aos negócios industriais do estado.
Parcerias
A AES Brasil já é parceira do SENAI-RN na área de educação. Juntas, as instituições realizam no Rio Grande do Norte a primeira especialização técnica para mulheres em operação e manutenção de parques eólicos. O curso, iniciado no início do ano, terá 460 horas – o equivalente a aproximadamente seis meses – e é oferecido de forma gratuita à população.
Na área de tecnologia, a companhia assinou, no final de maio, um Termo de Parceria com o Serviço de Apoio à Micro e Pequena Empresa do Rio Grande do Norte (SEBRAE-RN) para a realização do primeiro Programa de Inovação Aberta com foco em energias renováveis no estado.
Denominado “Conecta Energia RN”, o programa busca impulsionar a inovação e estimular o desenvolvimento de soluções inéditas para o setor de energia na região.
O evento que deu largada à iniciativa foi realizado no “Polo para Aceleração de Negócios de Energias Renováveis do Brasil”, instalado pelo Sebrae-RN no Hub de Inovação e Tecnologia do SENAI.
Na ocasião, o diretor do SENAI, Rodrigo Mello, destacou que a indústria de energias renováveis é uma atividade de gigantes e que tem um impacto local importante, com perspectivas de ir além, com a inserção de startups, micro e pequenas empresas no processo.
Av. Senador Salgado Filho, 2860 - Lagoa Nova - Natal/RN - CEP: 59075-900