A Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e a Neoenergia Cosern assinaram um termo de cooperação, nesta terça-feira (22), para a execução de um projeto de eficiência energética voltado para as indústrias norte-rio-grandenses.
Denominado “Mais Energia, Menos Custos”, o programa visa tornar o setor produtivo cada vez mais competitivo por meio de um programa de eficiência energética do SENAI-RN, que tem como objetivo proporcionar à indústria potiguar o aumento da produtividade, mediante a redução de custos de energia elétrica baseado no consumo atual.
O presidente da FIERN, Amaro Sales de Araújo, enalteceu a iniciativa de se fazer este programa no RN e vê isso como um fortalecimento na relação entre a Federação e a Cosern. “Estamos plantando uma semente e não tenho dúvida que os resultados serão os melhores”, declarou.
O programa consiste em ter a perspectiva de avaliar a forma do consumo a partir das contas de energia da empresa industrial sem que haja necessariamente deslocamento de pessoas seja indo na companhia ou na empresa. Essa parceria com a Cosern cria um sistema informatizado que faz isso para as empresas com ganho de volume e tempo facilitando a operação.
A diretora-presidente da Neoenergia Cosern, Fabiana Lopes, vê o termo de cooperação como algo que abre muitas oportunidades para indústria do RN tendo em vista que o “Mais Energia, Menos Custos” vai contribuir para a eficiência e economia efetiva. “É também como uma forma de ampliar a produção e a empregabilidade”, comentou. De acordo com ela, é fundamental focar no desenvolvimento e crescimento da indústria do RN.
O diretor do SENAI-RN, Rodrigo Mello, explicou que o “Mais Energia Menos Custos” já é desenvolvido em Pernambuco e implantar no RN traz perspectiva de analisar a forma de contratação e a eficiência energética com que as empresas industriais estão trabalhando no estado.
Ele disse que a ideia é que a parceria possa ajudar o empresário a diminuir seu investimento neste que talvez seja o principal insumo industrial. “Precisamos consumir cada dia de forma mais consciente e otimizada a energia elétrica”, declarou.
Mello avisou que o programa entrará em operação em outubro próximo.
Participaram da reunião e assinatura do termo o diretor primeiro-tesoureiro e presidente eleito da FIERN para o mandato 2023-2027, Roberto Serquiz; o superintendente do SESI-RN, Juliano Martins; o superintendente do IEL-RN, Juan Saavedra; a coordenadora de Serviços Especializados em Tecnologia e Inovação (STI), Kathya Canella; o superintendente de Relacionamento com o Cliente da Neoenergia Cosern; Júlio Giraldi; o gerente de Controladoria da Neoenergia Cosern, Augusto César Guimarães; e Karine Severo, da Superintendência de Relações Institucionais.
Texto: David Freire
Fotos: David Freire
#Fiern #SENAI #SESI
Av. Senador Salgado Filho, 2860 - Lagoa Nova - Natal/RN - CEP: 59075-900