O potencial do Brasil na produção de SAF (combustível sustentável de aviação) foi apresentado pelo diretor do SENAI-RN e do Instituto SENAI de Inovação em Energias Renováveis (ISI-ER), Rodrigo Mello, no programa “A Força do Agro” – exibido no canal do YouTube e em outras plataformas digitais da Revista Oeste, com apresentação de Joice Maffezzolli.
O programa foi ao ar nesta terça-feira (15) e aponta que o Brasil pode liderar a produção desse tipo de combustível, considerado um filão também para a agropecuária.
As perspectivas, segundo Mello, são de grandes oportunidades de negócio para o agro, “do Oiapoque ao Chuí”, considerando a capacidade de produção de matérias-primas em todas as partes do Brasil de forma “extremamente competitiva”.
Questões relacionadas à energia eólica onshore e offshore também foram discutidas na entrevista.
Clique aqui ou dê o play abaixo para assistir.
[yotuwp type=”videos” id=”8Z67ZJXwZhc” description=”off”]
No caso do SAF, pesquisas pioneiras no país sobre tecnologias na área são desenvolvidas no Instituto SENAI de Inovação em Energias Renováveis.
Em um dos estudos mais recentes, o objetivo é produzir um querosene sintético renovável, a partir da glicerina, capaz de reduzir as emissões de gases do efeito estufa no transporte aéreo brasileiro.
Dentro dessa perspectiva, em setembro de 2023, o Instituto e a Cooperação Brasil-Alemanha para o Desenvolvimento Sustentável inauguraram no ISI o Laboratório de Hidrogênio e Combustíveis Avançados (H2CA) – primeira planta piloto do Brasil para produzir combustível sustentável de aviação (SAF, sigla em inglês para Sustainable Aviation Fuels).
Texto: Renata Moura
Imagem: Reprodução YouTube
Av. Senador Salgado Filho, 2860 - Lagoa Nova - Natal/RN - CEP: 59075-900