O crescimento do setor de geração distribuída de energia por meio de fontes renováveis pode impulsionar o desenvolvimento econômico do Rio Grande do Norte, destacou o diretor regional do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), Rodrigo Diniz de Mello, no 19º Fórum Geração Distribuída Nordeste. Ele representou o Sistema FIERN na abertura do evento, que iniciou na manhã desta quarta-feira (28) e segue até a quinta (29), no Centro de Convenções de Natal.
“Como atividade econômica, a geração distribuída é bastante jovem no nosso Estado, com cerca de dez anos de existência, mas vem crescendo com índices notáveis ano a ano, chegando a 80% de crescimento anual”, frisa Rodrigo Mello, que também dirige o Instituto SENAI de Inovação em Energias Renováveis (ISI-ER). “Hoje, podemos dizer que há uma atividade pujante do setor. São mais de 45 mil pontos instalados para a geração de energia solar fotovoltaica no RN”, acrescenta.
Para Rodrigo Mello, o setor possui características únicas que proporcionam o sucesso no estado. “É uma atividade com muita capilaridade, uma vez que está presente nos 167 municípios potiguares, além de ser constituída principalmente por empresas locais de micro e pequeno porte, que surgem, atuam e geram empregos aqui no Rio Grande do Norte, o que do ponto de vista da distribuição de renda é importante”, afirma.
“Quando se trata de desenvolvimento econômico, o Sistema FIERN faz questão de contribuir com o debate das principais questões, como questões regulatórias, estratégicas e perspectivas de investimento. Momentos como o Fórum GD Nordeste são fundamentais para manter o desenvolvimento e a sustentabilidade dessa atividade que chegou para ficar e o Sistema Indústria se sente honrado de participar”, completa o diretor do SENAI-RN.
O secretário de Desenvolvimento Econômico do RN, Jaime Calado, representou o Governo do Estado no evento e também enalteceu a importância de ter o espaço para debates técnicos e estratégicos para o setor. “Para o RN é uma honra receber esse evento, pois a geração distribuída é a que faz chegar energia nas casas das pessoas, nas empresas e, sem dúvidas, alavanca a grande revolução da transição energética que vivemos hoje e vai gerar muitos empregos, o que é muito importante para nosso estado”, comenta.
“O Rio Grande do Norte passa por algo inédito em sua história, pois a agenda do estado é a mesma do restante do mundo. Desde a COP27, os líderes mundiais entenderam a importância da transição energética e da responsabilidade socioambiental”, declara Jaime. “Nesse cenário, o somos o maior produtor de energia eólica e um dos maiores da energia solar no Brasil”, acrescenta.
Sistema FIERN impulsiona o setor das energias renováveis
O diretor regional do SENAI, Rodrigo Mello, também ressalta o papel do Sistema FIERN em prover formação técnica e soluções tecnológicas para o setor das energias renováveis. “Temos diversos cursos de formação e qualificação em diversas atividades fundamentais para o setor”, explica.
“Na frente de pesquisa, desenvolvimento e inovação, o SENAI-RN realiza levantamentos de cenários, analisa os recursos solar e eólico, bem como trata de melhorias no processo de geração”, conclui Rodrigo Mello.
O titular da SEDEC também fala sobre a importância do trabalho do SENAI-RN para o setor de geração distribuída. “Temos não apenas as condições naturais favoráveis para o setor, mas também conhecimento e tecnologias avançados, muito graças ao ISI-ER, que é uma instituição que orgulha por ser referência na pesquisa, desenvolvimento e inovação para essa área”, declara.
Já o diretor da Associação Brasileira de Geração Distribuída (ABGD) no Rio Grande do Norte, Paulo Morais, diz que o apoio do Sistema FIERN é muito importante para todo o setor de geração distribuída no estado. “Na COERE [Comissão Temática de Energias Renováveis], todas as entidades do setor de energias estão representadas para contribuir com os ricos debates realizados no âmbito da comissão e o SENAI também sempre presta todo o apoio necessário para o sucesso dessa área”, ratifica.
Hub de Inovação Tecnológica é referência nacional
Com sede em Natal, o Hub de Inovação Tecnológica (HIT) do SENAI-RN, formado pelo ISI-ER e pelo Centro de Tecnologias do Gás e Energias Renováveis (CTGAS-ER), é um dos principais ambientes de desenvolvimento de inovações e formação técnica para as energias renováveis no país.
O ISI-ER atua em parceria com empresas para criar soluções inovadoras para o desenvolvimento da cadeia de energias renováveis, aumento da eficiência e ampliação do uso das fontes renováveis na matriz energética brasileira. Já o CTGAS-ER atua para o suporte tecnológico à indústria de gás natural e energias renováveis eólica e solar, com base na educação, inovação e prestação de serviços.
Av. Senador Salgado Filho, 2860 - Lagoa Nova - Natal/RN - CEP: 59075-900