Como um jovem de 16 anos criou uma marca internacional? Palestra na Semana da Indústria conta a trajetória

26/05/2022   17h53

 

O empresário José Dantas, mais conhecido como Júnior Cabuloso, contou sua história enquanto empreendedor no mundo da moda na tarde desta quinta-feira (26), no SENAI Clóvis Motta, como parte da programação da Semana da Indústria. Na palestra “Como um jovem de 16 anos criou uma marca internacional”, ele contou a própria experiência com a Cabuloso Clothing.

 

Ele começou a produzir conteúdo no Instagram e no YouTube para mostrar a mudança que fez em seu estilo de vida. “Perdi 35kg em 5 meses com dieta e treinos como forma de melhorar minha autoestima, de mostrar que eu sou capaz e mudar totalmente minha vida”, conta. O ano era 2014 quando a audiência de Júnior pediu por algo que representasse aquele estilo de vida além dos conteúdos. “Foi assim que eu criei o ‘Modo Cabuloso’. Comecei vendendo dez camisetas regatas em dois dias e o público gostou”, explica.

 

Focada no estilo fitness, a marca foi exposta em eventos do nicho e competições esportivas e de fisiculturismo. “Nesses eventos e campeonatos, conheci muitas pessoas influentes do meio”, afirma Júnior. “Tive a oportunidade de conhecer um atleta que foi para os Estados Unidos e levou a marca, mostrou para estrangeiros e brasileiros que moravam no país e expandiu os negócios por lá”, acrescenta.

 

Com auxílio da internet, a marca atravessou ainda mais fronteiras. Júnior conta que participou de eventos sobre empreendedorismo e negócios realizados pelo Sistema S e conseguiu a oportunidade de vender para a América. Em seguida, também graças ao comércio eletrônico, expandiu as vendas na América do Norte, dessa vez para o México.

 

 

O crescimento da marca atravessou o Oceano Atlântico quando Júnior morou na Europa durante um ano. “Passei um tempo na Espanha e outro em Portugal. Aproveitei para expandir a marca lá, também”, conta. O período no Velho Continente proporcionou uma nova mentalidade a Júnior, que rebatizou a marca para Cabuloso Clothing e a reposicionou no mercado, pensando na expansão internacional. “Quando voltei para o Brasil, vim com minha mente voltada para a moda. Comecei a aplicar o que era tendência na Europa, produzindo uma linha de streetwear”, aponta.

 

Atualmente, aos 25 anos, Júnior comanda a Cabuloso Clothing, que está presente em oito países e com operações focadas no e-commerce. Ele revela que planeja expandir massivamente a presença da empresa na região Nordeste através do marketing de influência, trabalhando junto a produtores de conteúdo que, como ele começou a fazer na adolescência, mostram o dia a dia e falam sobre estilo de vida.

 

Segundo Júnior, ele conseguiu alcançar os objetivos que traçou graças a três princípios. “Clareza, disciplina e propósito foram os pilares que me levaram ao sucesso e levam qualquer um ao sucesso. Independente de como a pessoa define esse sucesso”, destaca. A motivação e resiliência para seguir em frente com os projetos profissionais foi a principal mensagem que o empreendedor passou.

 

O aluno do SENAI Clóvis Motta David Melo estava presente na palestra e comentou que a história de Júnior serve como uma lição. “Eu tenho uma marca, sou cantor, mas a história de Júnior, mesmo em uma área diferente, é muito inspiradora”, afirmou o jovem. Melo, assim como Júnior, atua intensamente no mundo das redes sociais produzindo conteúdos do cotidiano e publicando vídeos de suas interpretações de canções.

 

Moda e empreendedorismo no SENAI

 

 

Logo após a palestra de Júnior, a estilista e coordenadora do setor de moda do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI Lab Moda), Jéssica Cerejeira, apresentou os serviços nos setores de vestuário, confecção e têxtil que o SENAI oferece para empresas e designers de moda. Ela também mostrou casos de sucesso de marcas que já passaram pelo SENAI-RN.

Graduada em Artes Visuais pela UFRN, Especialista em Design de Produto de Moda e mestranda em Artes, ela foi aluna nos cursos de Técnico em Vestuário e de Estilista de Confecção do Vestuário do SENAI-RN. Atualmente, além de coordenar o SENAI Lab Moda, ela ministra cursos de aperfeiçoamento e disciplinas no curso de Estilo do SENAI. “Por esse curso já passaram vários profissionais que atuam hoje no mercado de moda local”, destaca.

 

Além dos cursos ofertados no setor de confecção e vestuário, o Lab Moda realiza diversos serviços: pesquisa de mercado, design estratégico, desenvolvimento de produto, preparação de matéria-prima, protótipos e modelagens, otimização de produção, planejamento e distribuição, serviços laboratoriais, comunicação visual e embalagens.

 

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