Com objetivo de trabalhar para que a moda conserve e restaure o meio ambiente, valorizando as pessoas acima do crescimento e do lucro, o movimento global Fashion Revolution começou, em Natal, com uma programação realizada pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial no Rio Grande do Norte (SENAI-RN) nesta segunda-feira (24). A Semana Fashion Revolution segue com atividades até o sábado (29).
A abertura do evento contou com a Mostra de Artesanias Locais e Exposições dos alunos SENAI e Universidade Potiguar, que realizaram o desfile “Das coisas nascem coisas”, a instalação artística “Vestido de Descarte” e a Expo Moda “Cidade Vestida”.
O Fashion Revolution tem a proposta de mostrar que a moda seja limpa, segura, justa, transparente, diversa e responsável. Representante do Fashion Revolution, Cinthia Mádero disse que o movimento é feito por voluntários. “Toda vez que conseguimos acionar pessoas da sociedade para que participem do movimento, ele cresce mais. Todas as discussões são de extremo interesse”, disse.
A ideia, explica ela, é pensar uma moda mais justa, transparente e mais responsável. Mádero destacou a participação do SENAI-RN no Fashion Revolution em Natal. “O SENAI é um parceiro muito importante da Semana. Boa parte dos eventos acontece aqui e agradeço a disponibilidade em sediar as ações”, declarou.
Ainda em sua fala, ela lembrou que o pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial no Rio Grande do Norte já atua com isso no escopo de trabalho na formação de moda. “É muito alinhado com aquilo que o Fashion Revolution acredita. A possibilidade de transformação da mentalidade, do pensamento crítico, de como criar e consumir. É uma semana que traz muito conhecimento para os alunos nesse assunto”, frisou.
A supervisora pedagógica do SENAI Moda, Geiza Revorêdo, lembrou a importância de sediar um evento deste porte. Durante toda a Semana Fashion Revolution, a instituição realiza uma extensa programação com desfiles, exposição, workshops e palestras. “Estamos abrindo as portas do SENAI não só para alunos de moda que vão se reciclar e ter novos aprendizados, mas para a sociedade em geral”, disse.
Geiza Revorêdo lembra que, além dos cursos na área de moda e vestuário, são realizados eventos de moda ao longo do ano. Ela destaca que oportunidades como essa servem para que os alunos adquiram mais conhecimento técnico e prático, além de uma vivência com profissionais da área para pensar moda. “Teremos, em setembro, uma turma nova de Design de Moda de Vestuário e acredito que alguns dos nossos futuros alunos já estejam aqui para conhecer as instalações e um pouco de tudo que oferecemos”, disse.
Para a supervisora pedagógica, os alunos do SENAI Moda vão sair ainda mais criativos, conscientes e preparados. “É sentir a importância que o SENAI tem em disponibilizar esse conhecimento para eles”, concluiu.
Informações sobre os cursos na área de moda podem ser obtidas no perfil @modasenairn no instagram e pelo telefone (84) 3204-8114, da secretaria escolar.
Moda Plural
Participante da mesa redonda “Caminhos para uma Moda Plural”, que acontece na próxima quinta-feira (27), o palestrante Matheus Henrique ressaltou a importância em entender a diversidade que deve ser construída em todos os espaços. “Especialmente na moda deve ser visto como um lado principal. É a partir da diversidade e pluralidade dos corpos, além das ideias, que a gente pode construir um mercado mais justo e uma indústria mais inteligente”, comentou.
Instrutora de Moda do SENAI-RN e docente embaixadora do movimento Fashion Revolution pelo SENAI, Jéssica Cerejeira, destacou o papel dos alunos que estão protagonizando a Semana em oficinas de bordado e crochê. Na opinião dela, a participação dos estudantes dos cursos em eventos, como a Semana Fashion Revolution, é fundamental para definir a forma que esses novos designers atuarão no mercado local, ao finalizar o curso.
“É um complemento na formação que já recebem no SENAI. Além disso, eles estão recebendo e repassando conhecimento”, disse. “Eles aprendem desde o início do curso que o pensamento sustentável, em suas várias formas, deve ser inerente ao processo criativo de qualquer designer, que a moda é feita por pessoas e para pessoas e que é preciso ter um olhar cuidadoso e criativo, para a manutenção das artesanias ancestrais que temos em nosso estado”, completou.
Professora do curso de moda da UnP, Aline Freire, comentou que os alunos entram no curso com a mentalidade de criar roupas novas e que o movimento promove uma mudança. “O Fashion Revolution os faz repensar. Repensar a quantidade de roupas geradas ao longo dos anos, o que vai se acumulando. Tirar a mentalidade de fazer do zero e pensar uma moda mais justa, mais limpa, mais transparente, fazendo aproveitamento das peças que já existem”, explicou.
Segundo ela, o desfile promovido tem essa perspectiva de que “as roupas nascem roupas”. “A roupa mais sustentável é aquela que já existe. Transformar roupas que tem como destino ao descarte. É uma criatividade sustentável”, disse Aline Freire.
Moda Circular
Em Natal, existe uma startup dedicada à moda circular. Batizada de Arara Azul, ela foi criada em 2019 com objetivo de dar destino apropriado a roupa de segunda mão.
Co-fundadora Arara Azul, Fernanda Sobral explicou que se criou o que chama de ciclo perfeito. “Pessoas desapegam, a gente compra e vende peças no brechó, recicla peças que não teriam condição de uso e faz doação para mulheres em situação de vulnerabilidade de rua”, explicou.
De acordo com ela, o ciclo é ‘perfeito’ para que nenhuma roupa vá para o lixão ou tenha o descarte inapropriado. Para ela, o Fashion Revolution é um evento importante para cumprir o pilar de educar as pessoas e que a moda vai além do vestir.
SERVIÇO
Semana Fashion Revolution
Quando: 24 a 29 de Abril
Onde: Senai, Sebrae e Goodala
Acesse a programação completa: https://tinyurl.com/sfrproglocal23
Links de inscrição: https://tinyurl.com/sfrinscricoes23
Informações sobre os cursos na área de moda podem ser obtidas no perfil @modasenairn no instagram e pelo telefone (84) 3204-8114, da secretaria escolar.
Av. Senador Salgado Filho, 2860 - Lagoa Nova - Natal/RN - CEP: 59075-900