Com aumento de 50% no número de alunos, SENAI-RN inicia o período letivo de 2023

24/01/2023   16h52

Crédito fotos: Alex Régis

 

As aulas nas unidades do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial no Rio Grande do Norte (SENAI-RN), que funcionam no Hub de Inovação e Tecnologia (HIT), em Natal, recomeçaram nesta segunda-feira (23). Com um total de 41 turmas e uma média de 1.300 alunos nos turnos manhã, tarde e noite, foi dado início ao ano letivo de 2023 nas unidades do Centro de Tecnologias do Gás e Energias Renováveis (CTGAS-ER), Centro de Educação e Tecnologia Flávio Azevedo (SENAI Zona Norte) e Centro de Educação em Tecnologias Clóvis Motta.

 

 

Coordenadora de Educação do CTGAS-ER, Rubia Lahm, almeja um ano ainda mais produtivo e aulas práticas. “O SENAI tem essa característica de aulas práticas onde o aluno aprende fazendo. Contamos com excelentes laboratórios que possibilita ao aluno praticar o que aprendeu na teoria e, ao concluir o curso, estará mais bem preparado para o mercado de trabalho”, disse.

 

 

Para 2023, explica Rubia, a perspectiva é criar novos momentos que possa integrar mais os alunos. “Webinar, palestras e outros projetos. Para que possamos trazer ele para mais próximo possível da vivência da indústria”, pontua.

 

 

A coordenadora destacou que houve um aumento na quantidade de alunos esse ano quando comparado a 2022. “Em 2022, iniciamos o período letivo com 870 alunos. Este ano, são cerca de 1.300 alunos. Um incremento de 50% nos alunos presenciais, considerando as três unidades em Natal”, explicou.

 

 

Ela informou que, além dos 1.300 alunos que retornaram às aulas na segunda-feira, há mais 1 mil alunos que já havia retornado às atividades em outros cursos presenciais ou na modalidade EAD, totalizando mais de 2.300 alunos ativos.

 

 

Uma das alunas é Sarita Silva, que está na conclusão do curso de Eletrotécnica. “Concluir tem aberto mais oportunidades. Estou com grande expectativa que me traga ampliação no mercado, especialmente por ser mulher em uma área como a que estou concluindo”, comentou.

 

Em dois anos de curso, segundo ela, foram muitos ensinamentos adquiridos. “Quando a gente carrega o nome SENAI, ficamos destacados no mercado. Tem essa diferença porque a escola traz mais prática do que teoria”, declarou.

 

Aluno de Mecânica Industrial, Isaac Macedo está na metade do curso e ressaltou o que representa para ele. “Eu iniciei no intuito de aprender e ampliar meu conhecimento sobre a mecânica. O objetivo é futuramente montar meu próprio negócio”, disse.

 

 

Ele conta que conclui o curso neste ano e já está se planejando para fazer um novo curso na área, desta vez em Mossoró. “O SENAI é um nome muito conhecido, de destaque, onde quer que você vá”, elogiou.

 

Atuando como professor do curso de Eletrotécnica há 40 anos, Hudson Antunes, disse que cada nova turma é um desafio. “Temos pessoas diferentes que buscam objetivos que, muitas vezes, não são os mesmos”, disse. Ele ressaltou que a tecnologia é mutante. “Ela está mudando e temos que nos adaptar nessa situação”, analisou.

 

Os alunos que iniciaram o período letivo são estudantes dos seguintes cursos:
Assistente Administrativo
Técnico em Confeitaria
Técnico em Mecânica
Técnico em Refrigeração e Climatização
Costureiro Industrial do Vestuário
Técnico em Segurança do Trabalho
Auxiliar de Linha de Produção
Técnico em Edificações
Técnico em Eletrotécnica
Técnico em Eletromecânica
Mecânico Industrial
Técnico em Automação Industrial
Técnico em Têxtil
Operador Polivalente da Indústria Têxtil

Skip to content