COINCITEC tem reunião no ISI-ER e aborda caminhos para a ciência e tecnologia no Estado

28/06/2023   17h07

 

O Instituto SENAI de Inovação em Energias Renováveis (ISI-ER) recebeu os integrantes da Comissão de Inovação, Ciência e Tecnologia (COINCITEC) da FIERN em sua 3ª Reunião Ordinária. Na pauta, o Plano de Ação da COINCITEC e o 1° BI (‘Business Intelligence’) do Ecossistema de Inovação, desenvolvido com apoio do Mais RN FIERN. O evento foi aberto pelo presidente da COINCITEC, Djalma Barbosa da Cunha Júnior, e contou com apresentação do diretor regional do SENAI, Rodrigo Mello.

 

Rodrigo Mello traçou um panorama temporal sobre o CTGAS-ER e ISI-ER, com foco na rede de institutos de inovação do SENAI que conta com 26 centros nos estados brasileiros. Ele falou sobre a importância da inovação e da capacidade dos centros. “A cada ano temos trabalhado para renovar, melhorar esse ambiente de inovação, que conta com vários parceiros e o SENAI, que existe para criar soluções para a indústria”, diz o diretor.

 

Outro destaque da reunião foi a apresentação 1° BI do Ecossistema de Inovação, desenvolvido com apoio do Mais RN. A proposta é que nesse ‘BI’ estejam as atividades do Ecossistema de Inovação, com serviços, oportunidades, endereços, contatos, links, agências de fomento, comunidades, coworkings, espaços Makers, ICTs no RN, Incubadoras, NITs, Parques tecnológicos e sindicatos.

 

 

Para Djalma Júnior, o BI é o início de um projeto que vai trazer grandes informações no âmbito da pesquisa e ciência e tecnologia em nosso estado. “O que queremos é que dentro do Mais RN tenhamos um espaço no qual possamos mostrar à sociedade informações em relação à capacidade empreendedora do Estado. Queremos dispor informações do setor da ciência, da tecnologia e da pesquisa para sociedade civil através do Mais RN”, diz.

 

O BI foi apresentado pelo economista do Mais RN, João Lucas Dias, que fez um detalhamento da ferramenta. “Trata-se de um mapa que vai localizar todos os stakeholders do COINCITEC. Vai ser possível saber a instituição, o responsável técnico, a logo, os contatos. Vai localizar quem trabalha com inovação no Rio Grande do Norte. Vamos além da fronteira, com parceiros em outros estados”, afirma.

 

 

Durante a reunião várias instituições deixaram suas impressões, seja opinando ou apresentando eventos a serem realizados, todos voltados para a Inovação. Um exemplo é o convite feito pelo diretor operacional do Parque Tecnológico Augusto Severo, Guido Salvi. “Vamos realizar um workshop em breve e também convido a todos para conhecer o parque que está em fase de construção através de parcerias”, diz.

 

Para o industrial Alberto Serejo, da Empresa Conectrom, e presidente do Sindicato das Indústrias de Instalação e Manutenção de Redes, Equipamentos e Sistemas de Telecomunicações (SINDIMEST) o encontro dos participantes do COINCITEC é de suma importância para o desenvolvimento dos negócios. “É excelente essa integração das mentes pensantes das universidades, governo, FIERN, sindicatos e outros órgãos, se aliando, para ver o que as empresas fazem, e no que eles podem ajudar a melhorar”, enfatiza Serejo.

 

No contexto empresarial e institucional, a secretária executiva da COINCITEC, Susie Macedo, reforça a importância da reunião e do BI em construção: “Esta reunião teve uma participação expressiva, isso é muito importante. E, tendo startado esse trabalho do Business Inteligence (BI) vamos conseguir avançar nos itens que foram definidos Plano de Ação 2023 para alavancar esse ambiente, fortalecendo ações de pesquisa, educação e captação de recursos para apoiar diferentes iniciativas na temática inovação, ciência e tecnologia”, destaca Susie.

 

O Ecossistema de Inovação da Grande Natal conta com entidades empresariais, órgãos públicos e instituições acadêmicas, com o objetivo de estimular iniciativas inovadoras. Esses atores, junto ao NAGI (Núcleo de Apoio à Gestão da Inovação do RN) e o Comitê de Lideranças Empresariais fortalecem o Comitê de Inovação, Ciência e Tecnologia (COINCITEC) com projetos, programas e ações em prol de avanços que contribuam para o desenvolvimento produtivo no RN.

 

Skip to content