Cluster Tecnológico Naval do RN se reúne na FIERN e avança com cronograma de ações

21/09/2023   10h35

 

A Associação do Cluster Tecnológico Naval do Rio Grande do Norte (ACTN-RN) realizou sua segunda reunião ordinária nessa quarta-feira (20). Representantes das seis empresas fundadoras se encontraram para dar andamento ao cronograma de ações da associação.

 

O presidente da Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte (FIERN), Amaro Sales, liderou o encontro, realizado na Casa da Indústria. “O Cluster avança em ritmo acelerado com suas ações e estamos prosseguindo bem com a execução do cronograma”, comentou Amaro.

 

“O Cluster traz a esperança de alavancar as soluções para desafios de diversas abrangências no âmbito da economia do mar. Temos, na ACTN-RN, sócios como a 3R Petroleum, que está ligada ao petróleo e gás, a Intermarítima ligada à logística portuária, a EmgeproN ligada à defesa da soberania nacional, o SENAI-RN como protagonista no desenvolvimento de tecnologia, inovação e capacitação técnica, como também a Coopebras que traz assuntos referentes à pesca oceânica”, pontua.

 

O diretor 1º tesoureiro e presidente eleito da FIERN, Roberto Serquiz, também destacou o avanço nos trabalhos da associação. “Se olharmos de onde saímos para onde estamos, avançamos bastante. Aprovamos o cronograma, executamos com disciplina e temos um plano de ações praticamente consolidado para dar seguimento ao planejamento estratégico”, ressaltou.

 

Também participaram da reunião Emerson Batista, diretor de operações do SENAI-RN; Maurício Diniz, Diretor de Operacoes Offshore na 3R Petroleum; Vice-Almirante Flávio Brasil, diretor técnico-comercial da Emgeprom; Victor Calzavara, representante da Cooperativa de Produção e Serviços da Cadeia Produtiva da Pesca e da Aquicultura do Brasil (Coopesbra); Valmir Araújo, diretor da Intermarítima; Larissa Dantas, gerente de Relações Institucionais da 3R Petroleum; Pedro Albuquerque, gerente técnico do Observatório da Indústria MAIS RN; Daniel Penteado, consultor executivo da ACTN-RN; Luís Henrique Guedes, responsável técnico do Centro Internacional de Negócios da FIERN (CIN-FIERN); e João Lucas Dias, economista do Observatório MAIS RN.

 

Cluster Naval do RN

 

Diante da necessidade de pensar e atuar estrategicamente nas ações que utilizam o mar direta ou indiretamente, surge no Rio Grande do Norte o Cluster Tecnológico Naval do RN, uma associação que reúne entidades representativas, empresas públicas e privadas, instituições acadêmicas e órgãos públicos ligados à Economia do Mar no Rio Grande do Norte para otimizar o desenvolvimento dos setores que a compõem.

 

A economia do mar é um conceito que envolve as atividades econômicas que apresentam influência direta do mar, incluindo aquelas que não têm o mar como matéria-prima, mas que são realizadas nas adjacências marítimas.

 

O Cluster do RN foi deflagrado ainda em maio de 2022, a partir da iniciativa do Sistema FIERN e da Emgepron, da Marinha – principal referência em engenharia naval estratégica no Brasil, e fundado oficialmente em 14 de dezembro de 2022, sendo o terceiro a existir no Brasil e o primeiro na região Nordeste. A expectativa é que o Cluster Naval do RN atue de forma a aproveitar as características que o estado possui de forma a fortalecer investimentos, políticas públicas, legislações e todas as questões e tomadas de decisão que envolvam Economia do Mar.

 

Atualmente, são sócios da ACTN-RN a FIERN, o SENAI-RN, a Emgepron, a Coopebras, a 3R Petroleum e a Intermarítima Portos & Logística.

 

 

Texto e fotos: Guilherme Arnaud
#FIERN #ClusterTecnológicoNaval

Skip to content