Os Centros de Educação e Tecnologias do SENAI-RN em Natal realizaram, nesta terça-feira (17), um balanço dos resultados alcançados em 2022 e o primeiro encontro em 2023 para planejamento pedagógico.
A programação marcou o retorno da equipe às atividades, após recesso de final de ano, e o início da preparação para a volta às aulas, na segunda-feira (23).
Dezenas de instrutores e instrutoras de educação e tecnologias, além de equipes pedagógicas, participaram. A reunião foi aberta pelo diretor do SENAI-RN, Rodrigo Mello.
Pluralidade
“O desempenho do setor de educação do SENAI é um desempenho coletivo, de instrutores, pedagogia, secretaria escolar, mas especialmente da pluralidade que existe entre professores e professoras. É quem ensina mecânica, junto com a elétrica, junto com moda, alimentos, segurança. E esse momento de planejar com um pensamento plural é o que dá a riqueza do processo. É uma oportunidade de enriquecimento”, destacou ele.
Localizados no Hub de Inovação e Tecnologia (HIT) do SENAI-RN, na capital, o Centro de Tecnologias do Gás e Energias Renováveis (SENAI/CTGAS-ER) e os Centros voltados à moda e alimentos (SENAI/Clóvis Motta) e à construção civil (SENAI/Flávio Azevedo), da instituição, fecharam o ano passado com mais de 21 mil novas matrículas.
O alcance da qualificação foi, entretanto, muito além de pessoas residentes no município. “Atendemos, em 2022, alunos e alunas de 148 municípios e de 23 Unidades da Federação”, ressaltou a coordenadora de educação do HIT, Rúbia Mara Lahm Santos.
“Pela primeira vez começamos cursos técnicos fora do Centro. Também ampliamos o quadro docente para profissionais efetivos e lançamos cursos em diversas áreas”, acrescentou ela, frisando que esse movimento deve continuar em 2023.
A coordenadora chamou a atenção ainda para metas como a ampliação do número de meninas e mulheres nas áreas tecnológicas em que os homens predominam, mas não só isso.
“Muito mais do que captá-las para fazerem esses cursos, nós temos o desafio de mantê-las em sala. De fazer com que concluam os cursos e de colocá-las no mercado de trabalho”.
A importância da inovação no trabalho também foi discutida, assim como a necessidade de estimular o empreendedorismo nas turmas.
“Ser professor não é para qualquer um”, disse Rúbia. “Uma das características principais é a sensibilidade de lidar com pessoas”.
O professor e a professora – complementou ela – muitas vezes, mudam a vida de um aluno ou aluna.
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