O Selvagem Elétrico, primeiro buggy elétrico concebido no Brasil para uso nas dunas, será testado pela primeira vez, em dezembro deste ano, em um dos principais cartões postais do Rio Grande do Norte: a praia de Genipabu.
A previsão foi divulgada nesta quarta-feira (09), último dia do Fórum de Energias Renováveis que o SENAI-RN e o SEBRAE promoveram em Natal, em parceria com a Comissão Temática de Energias Renováveis (COERE), da Federação das Indústrias do Estado (FIERN).
“Nós vamos fazer os últimos testes do buggy elétrico nas dunas de Genipabu, para os ajustes finais em dezembro deste ano”, disse o coordenador do desenvolvimento do buggy no SENAI-RN, Davinson Rangel.
O próximo projeto na área de mobilidade elétrica, da instituição, será o primeiro curso profissionalizante do Brasil para formação de mecânicos/as em conversão de automóveis elétricos.
A expectativa é que as primeiras turmas sejam iniciadas em 2023. A infraestrutura para aprendizagem teórica e prática está em desenvolvimento no Centro de Tecnologias do Gás e Energias Renováveis (CTGAS-ER), do SENAI-RN.
O programa de qualificação para conversão de carros de combustão para elétricos, segundo Rangel, vai cobrir os desafios de lidar com carros com mais tecnologia embarcada.
O Selvagem Elétrico
O Selvagem Elétrico tem velocidade máxima estimada em 120 quilômetros por hora (Km/h). A autonomia, no atual estágio do projeto – ou seja, a distância que conseguirá percorrer com baterias cheias, antes de precisar de recarga – é estimada em 100 km. A partir dos testes que serão realizados e de possíveis alterações futuras no veículo, o número poderá ser elevado.
“Esse é um protótipo, um estudo inicial que será desenvolvido. Vamos estudar e ver as melhorias necessárias”, disse o coordenador do projeto, Davinson Rangel.
O carregamento do buggy é possível em tomadas domésticas, com necessidade de 3 a 4 horas para uma recarga completa.
O projeto de desenvolvimento nasceu em 2020 e tem previsão de conclusão no final de 2023, diz Rodrigo Mello, diretor do SENAI. “Nós esperamos ter um carro capaz de cumprir toda a rota de turismo que hoje os passeios fazem, com o mesmo conforto e desempenho que originalmente as unidades do Selvagem possuem”, acrescenta.
O desenvolvimento do projeto do buggy é realizado em parceria com a indústria de veículos Selvagem, como parte do Projeto Verena, que o SENAI-RN e o CTGAS-ER executam, desde 2018, no Brasil, com a Câmara de Indústria e Comércio da cidade de Trier (EIC Trier), da Alemanha.
O projeto do veículo é liderado pelo CTGAS-ER, e realizado em parceria com especialistas alemães e a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).
O coordenador relatou todo o processo do projeto, desde o início da parceria com a Alemanha, da formação da equipe do SENAI e a vinda de peritos alemães para a fase de montagem do veículo.
Davinson destacou ainda o uso do display instalado recentemente no Buggy, que dá as informações de torque, carga, alcance e tensão. Com o data log do display, vai ser possível fazer ajustes cada vez melhores para adaptar o carro aos seus usos específicos.
A apresentação dos detalhes da iniciativa foi feita dentro da programação do Fórum de Energias Renováveis, antecedendo a palestra sobre Mobilidade Elétrica e o Corredor Verde, do gerente de Pesquisa & Desenvolvimento (P&D), da Neoenergia, José Antonio Brito.
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