SENAI Santa Cruz participa de Fórum de Boas Práticas no Sebrae

20/02/2025   14h51

 

O Centro de Educação e Tecnologias Aluísio Bezerra, unidade do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial, o SENAI Santa Cruz, participou na quarta-feira (19), do 4° Fórum de Boas Práticas, realizado no Sebrae, com participação do SENAI, Guararapes, Instituto Riachuelo e todas as oficinas de costura do Estado. O evento contou também com a participação da Associação dos Costureiros do Seridó (ASCONF).

 

De acordo com a diretora do SENAI Santa Cruz, Luciene Ponte, no fórum foram apresentados os resultados do ano de 2024 e também as necessidades que virão para este ano de 2025. “São os resultados do ano passado, quando o SENAI participou do projeto ‘Encadeamento Produtivo’. Nesse encadeamento nós atuamos nas duas áreas, de costura, e de mecânica de máquina de costura”, diz.

 

Luciene enfatiza o aproveitamento positivo da participação do SENAI no projeto. “Os resultados dos dados coletados a partir das avaliações feitas pelos empresários é que ficamos com 90% de melhorias em mecânica de máquina de costura, e 89% em costura, na área de confecção e métodos operacionais dentro das empresas”, detalha.

 

O projeto terá continuidade este ano. “Nós vamos ter novamente o ‘Encadeamento Produtivo’ para que possamos realmente atuar novamente nesses mesmos segmentos, com mais fortalecimento”, completa a diretora. No caso, Mecânica de Máquina de Costura, o SENAI Santa Cruz vai atuar mais na área de Mecânica Eletrônica, em máquinas eletrônicas.

 

“Vamos continuar também, na área da costura, nós vamos trabalhar na parte do tear, que são peças finas de tecidos leves, tecidos de roupas mais elaboradas, mais sofisticadas. Nesse contexto vamos trabalhar a questão de métodos para esse produto, que é um produto que a Riachuelo está entrando com muita força para esse ano”, explica Luciene.

 

Oficinas de Costura

 

Hoje, mais de 100 oficinas de costura atendem o Grupo Guararapes com 3.300 pessoas empregadas diretamente pelo Pró-Sertão, programa de incentivo à geração de empregos no Semiárido do Rio Grande do Norte.

 

O Instituto Riachuelo soma ao projeto na parte de Ensino; Capacitação e sistematização de operações no processo produtivo; Gestão de pessoas; Gestão financeira e Gestão de qualidade.

 

A maior parte das oficinas é composta por mulheres, de forma que o projeto contribua para a independência financeira de todas que fazem parte.

 

Sobre o SENAI

 

Nacionalmente, o SENAI está consolidado como o maior complexo de educação profissional da América Latina, cujos resultados são expressos através de números e de sua capacidade de adequar-se às demandas técnicas e tecnológicas do mundo moderno. A sua expressiva infraestrutura na área tecnológica, constitui-se o diferencial competitivo para realizar serviços educacionais, técnicos e tecnológicos.

 

No Rio Grande do Norte, o SENAI foi criado em 1953. Ao longo de sua existência o SENAI-RN vem desenvolvendo ações pautadas em objetivos estrategicamente definidos para atender a evolução da indústria do potiguar, visando contribuir para o aumento da qualidade e produtividade das empresas industriais.

 

Para saber mais sobre os cursos do SENAI acesse: www.futuro.digital/
Siga nossas redes sociais: @senairn

Skip to content