O Sistema FIERN, que engloba o SENAI, o SESI e o IEL – sob a liderança da Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte – participou do VIII Seminário de Segurança Operacional e Meio Ambiente para Instalações Terrestres – SOMAT 2024, promovido pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). O painel compôs a programação do Mossoró Oil&Gas Energy, na manhã desta quinta-feira (28), na Arena Eneva Petróleo e Gás.
Representando a instituição, Rodrigo Mello, diretor do SENAI-RN, do Instituto SENAI de Inovação em Energias Renováveis (ISI-ER) e da FAETI – Faculdade de Energias Renováveis e Tecnologias Industriais do SENAI, participou do painel que discutiu os principais aspectos da regulamentação de segurança operacional no ambiente terrestre.
Na abertura, Mello destacou a importância da participação da FIERN no evento, o que demonstra o apoio dado ao setor de óleo e gás e coloca a instituição, ao lado dos demais atores, frente ao debate acerca da análise de desempenho das atividades de exploração e produção de petróleo e gás em segurança operacional, bem como os principais desafios para o futuro. “Neste momento de intensificação da atividade do onshore, não poderíamos perder o olhar para as atividades, tecnologias e equipamentos da segurança e do meio ambiente em nosso setor”, disse.
Ele ressaltou ainda o apoio que o presidente da Federação, Roberto Serquiz, tem dado para a realização do evento. “A Federação das Indústrias foi convidada pela Brava e pela Redepetro e está, aqui, ajudando a fazer acontecer mais essa edição da SOMAT e, de pronto, o presidente Roberto Serquiz se propôs a ajudar, entendendo a importância da segurança e do meio ambiente para a produção de energia”, completa Mello.
O SOMAT contou com a participação de Luiz Bispo, superintendente de Segurança Operacional da ANP, que agradeceu o espaço concedido e as instituições presentes. “Obrigada por toda acolhida. Espero que hoje consigamos dividir com vocês o que pode ser implementado na gestão de segurança operacional”, disse. “Aqui será mais um momento para essa conversa. As empresas não precisam esperar momentos solenes para conversar com a ANP”, disse.
O presidente da Redepetro-RN, Nilo Souza, destacou a importância da troca de experiências e da parceria com os diversos envolvidos no setor. “Este evento é um reflexo da união das partes envolvidas, de todos que buscam o desenvolvimento do setor de petróleo e gás com foco na segurança e na sustentabilidade”, declarou.
Além deles, o gerente regional do Sebrae Mossoró, Paulo Miranda, ressaltou o papel do município como capital do onshore e líder em discussões relevantes para o estado, como licenciamento ambiental. “É um momento de celebração, de entusiasmos, para que possamos evidenciar o esforço coletivo para que esse segmento cresça em todo país e especialmente na nossa cidade e região”, comentou.
O SOMAT contou ainda com palestras do coordenador de Sondas e Poços da ANP, Alberto Freire de Carvalho, e do coordenador geral de Segurança Operacional da ANP, Elson Meneses Correia.
Mossoró Oil&Gas
A Mossoró Oil & Gas Energy é organizada pela REDEPETRO-RN (Associação de Empresas Fornecedoras de Bens e Serviços para a Cadeia de Petróleo, Gás, Petroquímica e Energia) em parceria com o SEBRAE/RN (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Rio Grande do Norte).
Este é o maior evento brasileiro voltado para o setor de petróleo e gás onshore, e a programação segue até quinta-feira (28) na Expocenter – Ufersa, incluindo também temas sobre energias renováveis.
Com o tema “Integração energética numa terra de negócios e mar de oportunidades”, a edição deste ano promoverá debates sobre questões como inovação, tecnologia, sustentabilidade, transição para energias renováveis e o futuro da indústria.
Por Líria Paz
Av. Senador Salgado Filho, 2860 - Lagoa Nova - Natal/RN - CEP: 59075-900