SENAI-RN apresenta soluções de PD&I para a transição energética, na Rio Oil & Gas

26/09/2024   15h18

Organizada pelo Instituto Brasileiro do Petróleo (IBP), a Rio Oil & Gas tem público estimado em mais de 70 mil visitantes de 65 países. Evento termina nesta quinta (26)

 

O SENAI do Rio Grande do Norte participa nesta semana da Rio Oil & Gas, um dos maiores eventos do segmento de energia no mundo. Soluções de Pesquisa, Desenvolvimento & Inovação (PD&I), como pilares da transição energética, são destaques no estande da instituição.

 

“Estamos em uma feira que foca em projetos, soluções e serviços para a indústria de energia (Petróleo e Gás) e, diante do movimento da transição energética, nos posicionamos como referência para viabilizar PD&I e formação profissional para níveis técnico e superior”, diz a diretora do Centro de Tecnologias do Gás e Energias Renováveis (CTGAS-ER), do SENAI, Amora Vieira. 

 

“A participação proporciona uma grande interação com a indústria, estreita nossos relacionamentos e contribui para a identificação de oportunidades e parcerias nas diversas frentes em que atuamos”, acrescenta. 

 

Organizada pelo Instituto Brasileiro do Petróleo (IBP), a Rio Oil & Gas tem público estimado em mais de 70 mil visitantes de 65 países, incluindo lideranças do setor, autoridades, investidores e acadêmicos. A partir desta edição, o evento passou a se chamar ROG.e, para marcar a evolução do setor e englobar novas fontes de energia. 

 

A infraestrutura inclui oito armazéns ocupados com mais de 550 expositores, 7 eventos paralelos e um Congresso.

 

Esta é a segunda participação do SENAI-RN, mas a primeira do Instituto SENAI de Inovação em Energias Renováveis (ISI-ER), vinculado à instituição e principal referência do SENAI no Brasil para PD&I em energia eólica, solar e sustentabilidade, incluindo novas tecnologias como o hidrogênio renovável. 

 

Esta é a segunda participação do SENAI-RN no evento, mas a primeira do Instituto SENAI de Inovação em Energias Renováveis (ISI-ER)

 

“Nós participamos pela primeira vez do evento há mais de 10 anos, mas como CTGAS-ER. Agora, retornamos em uma união de esforços com o ISI-ER e o CETIB (Centro de Educação e Tecnologias Ítalo Bologna – Centro do SENAI que atende ao setor de óleo e gás, na região de Mossoró)”, diz Amora Vieira. 

 

Para o coordenador de Pesquisa & Desenvolvimento do ISI-ER, Antonio Medeiros, a presença do Instituto na feira simboliza o novo momento da indústria do petróleo.“O setor tem buscado cada vez mais descarbonizar suas atividades e tem investido muito pesado em pesquisa e desenvolvimento nas áreas temáticas em que o nosso Instituto é referência, a exemplo da eólica offshore, do hidrogênio e dos combustíveis do futuro”, diz ele.

 

“O nosso Instituto vem se conectando com agentes de governo, empresas e outras instituições para desenhar políticas de inovação e projetos de pesquisa, para  buscar a transição energética justa e a descarbonização do setor”, complementa. 

 

No centro dos trabalhos do ISI-ER estão esforços em direção à descarbonização da indústria e à transição energética no Brasil. Projetos que desenvolve, focados em energia eólica offshore, e investidas do SENAI em educação profissional para a eletromobilidade estão entre os destaques no estande.

 

Projetos do ISI-ER focados em energia eólica offshore estão entre os destaques no estande

 

A Rio Oil & Gas começou na última segunda-feira (23) e será encerrada nesta quinta (26), no Boulevard Olímpico, no Rio de Janeiro.

 

Texto: Renata Moura

Fotos: Divulgação SENAI-RN

Skip to content