Skip to content

Moda, tecnologia e tradição se unem em desfile marcante do SENAI-RN

20/05/2024   14h43

 

Em um evento memorável realizado, neste domingo (19), o SENAI-RN apresentou o desfile “Tecnologia e Tradição”, um espetáculo que celebrou a criatividade e o talento dos concluintes do Curso de Design de Moda 2023.1. O Gérbera Recepções, em Natal, foi palco para dez coleções excepcionais que uniram o melhor da tradição artesanal com a inovação tecnológica, encantando o público.

 

Presente ao evento, gestores do SENAI-RN apreciaram um dos mais belos desfiles de conclusão de turma já realizado pela instituição. O diretor operacional do SENAI-RN, Klebet Carvalho; a diretora do Centro de Educação e Tecnologias Aluísio Bezerra (SENAI CETAB), em Santa Cruz, Maria Luciene de Pontes; e a diretora do SENAI CET Clóvis Motta, em Natal, e SENAI Lab Moda, Amora Vieira, prestigiaram o evento.

 

Amora agradeceu a todos pelo desfile e enalteceu a importância da formação em moda. “Temos pessoas talentosas, comprometidas com a moda. E cada vez mais o SENAI tem o orgulho e o compromisso de atuar na formação de pessoas neste setor, para que possamos dar continuidade em apresentar, aqui, no estado, no Brasil e no mundo os nossos talentos na área da moda”, diz.

 

 

O evento foi marcado por uma viagem por diferentes universos criativos. A coleção “Sonhar e Brincar” da Belili Kids, de Layssa Lima, encantou com suas peças atemporais e elegantes em tons de lilás, verde e branco, explorando a nostalgia da infância. Já a Marvie, de Maria Eduarda Reinaldo, homenageou as belezas da Serra de Araruna com a coleção “Essência”, que combinou elementos da paisagem serrana com alfaiataria sofisticada e botões biodegradáveis.

 

Celebrando a história e a inovação, a coleção “Lentes e Linhas” da Siren, de Sabryna Nóbrega, foi uma ode à fotografia, misturando elementos tradicionais e tecnológicos para celebrar a transição das técnicas antigas para as digitais.

 

Homenageando a tradição da pesca e da renda de bilro, a coleção “Mãos e Fios” do Cássia Oliveira Ateliê, de Cássia Oliveira, encantou com seus vestidos, saias e looks cheios de estilo e personalidade, combinando crochê, renda de bilro e impressão 3D.

 

Inspirada na Dança dos Caboclos, a coleção “Raízes” de Itaciara Costa (Luar) explorou a preservação e transformação dos trajes tradicionais ao longo do tempo. Já a Summer Blue, de Jonathan Oliveira, homenageou a conexão entre a mulher contemporânea e o mar com a coleção “Rainha do Mar”.

 

O barro, elemento cultural milenar, foi o tema central da coleção “Miraci” da Maison Tramare, de Izabelle Fernandes, que homenageou a artesã Miraci Felipe e sua técnica de pintura em cerâmica. A coleção “Além do Horizonte” de Gabriel Ramos (Gabriel Rocha) explorou a liberdade através de elementos oníricos e aves, combinando arte digital, inteligência artificial, bordados e pinturas manuais.

 

 

Para a instrutora e consultora de moda, Jéssica Cerejeira, o momento mostrou um futuro brilhante para a Moda Potiguar. “O desfile “Tecnologia e Tradição” foi mais do que um evento de moda. Foi uma celebração do talento, da criatividade e da inovação dos novos designers potiguares formados pelo SENAI. As coleções apresentadas demonstraram o potencial da moda potiguar para conquistar o mundo, unindo tradição e tecnologia de forma única e inspiradora”, diz Jéssica.

 

A criatividade corrobora com as palavras de Jéssica, em um passeio marcante no florescer e na efemeridade do amor marcaram as duas últimas coleções a desfilar. Inspirada na beleza da rosa vermelha, a coleção “Florescer”, de Tácia Costa trouxe peças que revelavam camadas de significado e beleza, enquanto a coleção “Casamento Efêmero” de Lorde Marco Antônio desafiou as convenções do casamento tradicional, explorando a efemeridade dos momentos especiais.

 

“Esse desfile faz a viagem de trazer tradição à tecnologia, que é o tema do nosso desfile inteiro para todos os outros componentes do grupo. Porém, eu quero trazer sempre a leitura do que já foi, do que pode ser e do que ainda vai ser. O nome da minha coleção é Casamento Efêmero. É uma transição. Um casamento. Tem a noiva, mas o ponto forte é o homem”, explica o estilista. Antes dos homens ‘noivos’ entrarem duas noivas tomaram a passarela tocando violino e cello, que foi um dos momentos mais marcantes do desfile.

 

 

O desfile “Tecnologia e Tradição” foi realizado com o apoio de diversos parceiros, como o SENAI Moda RN, JeepPG Prime, RTX Logistics, SEBRAERN, Gérbera Recepções, Lab Dr. Paulo Gurgel, Ajax Som e Iluminação, Vander Viana, M33 F.V, O. Bruno F, Caio Vinícius Fotos, Paulinho Ventura, Estúdio Norte Films, Hulk Rec, Beauty da Gi, Rebocada BB, Jessica Samara Oliver, Jaridsa Penteados, Wanessa Souza Beauty, Paula Soares Hairstyle, Linear Tensão Luz, Kasaloq, Laud Dantas, Bonor Botões, Raissa Nyama PS, Ju Makee Hair, _Yas Make, Hegley Oficial, Rick Oliver Oficial, Make Up Pro Natal, Laserfats Nova Parnamirim e Tráfego Models.

 

Para saber mais sobre o SENAI-RN e seus cursos de moda, acesse o site: rn.senai.br/
Para acompanhar as novidades da moda potiguar, siga as redes sociais do SENAI Moda RN:
Instagram: @senaimodarn

Confira abaixo a galeria de fotos do desfile.

 

Texto e fotos: Jô Lopes




Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.