“Bem-vindos a esse mundo real”: Petrobras e SENAI-RN formam novos petroleiros na área de segurança

3/05/2024   14h33

 

A Petrobras e o SENAI do Rio Grande do Norte formaram, nesta quinta-feira (02), 53 técnicos recém-contratados pela companhia para atividades voltadas à segurança do trabalho. A entrega dos certificados foi realizada na Casa da Indústria, com a presença do presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, e do vice-presidente da Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte (FIERN), Vilmar Pereira Segundo.

 

 

Prates ressaltou, durante a cerimônia, que o programa faz parte de novos investimentos para formar equipes nos estados da Bahia, Rio Grande do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Norte.

 

 

 

Aproximadamente 1 mil profissionais que passaram no concurso mais recente da empresa, realizado em abril de 2023, participaram de capacitações após a aprovação como pré-requisito para entrar em campo.

 

 

Com a conclusão da etapa de qualificação – em salas de aula e laboratórios da rede SENAI divididos entre os cinco estados – eles serão distribuídos nas diversas instalações da petroleira, onde vão ocupar cargos de nível técnico em áreas de manutenção, operação, projetos, construção e montagem, segurança do trabalho e química do petróleo.

 

 

No Rio Grande do Norte, parte dos que irão atuar na segurança do trabalho ou como “técnicos/as em manutenção elétrica” e “técnicos/as em projeto, construção e montagem elétrica” foram o foco do programa.

 

A capacitação foi realizada no Centro de Tecnologias do Gás e Energias Renováveis (CTGAS-ER), do SENAI-RN, em Natal. Os certificados dos 70 concluintes na área de Manutenção Elétrica foram entregues durante cerimônia no dia 19 de abril.

 

 

 

Nesta quinta, durante a entrega para os técnicos em segurança, o presidente da Petrobras frisou que a segurança do trabalho é muito mais do que realizar procedimentos e rotinas na empresa.

 

 

“Porque a segurança do trabalho”, disse ele, “é uma mentalidade incrustada na Petrobras, que tem atividades extremamente complexas em tudo o que faz, em refinarias, plataformas, na parte administrativa”.

 

 

Prates recepcionou a turma, em meio a aplausos, com “bem-vindos a esse mundo real. Bem-vindos à Petrobras, bem-vindos à maior empresa do Brasil, à maior empresa da América do Sul, à maior empresa da América Latina, ao melhor operador de petróleo do mundo”.

 

 

O vice-presidente da Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte (FIERN), Vilmar Pereira Segundo, ressaltou, durante a cerimônia, a relevância da empresa para o Produto Interno Bruto (PIB) – a soma das riquezas produzidas na economia – e para a criação de receitas importantes para os municípios. “O Rio Grande do Norte, em termos econômicos, tem duas fases”, exemplificou ele. “É o antes e o depois da Petrobras”.

 

Formação

 

 

Os técnicos que receberam o diploma do SENAI serão distribuídos nas diversas regiões onde a Petrobras atua. O curso de Segurança do Trabalho foi realizado entre os dias 14 de dezembro de 2023 e 02 de maio de 2024, com duração de 204 horas.

 

 

O diretor do SENAI do Rio Grande do Norte, Rodrigo Mello, frisou que, para a instituição, “é um orgulho participar de um projeto que contribui para mudar vidas” e que a busca contínua por aperfeiçoamento e qualificação na carreira é fundamental. “Somar ideias, somar conhecimento, faz crescer intelectualmente, crescer pessoalmente e a gente a se tornar profissionais cada vez melhores”, frisou, à turma concluinte.

 

 

 

O gerente geral da Universidade Petrobras, Antonio Felipe Flutt, ressaltou que a capacitação e o desenvolvimento técnico são processos permanentes na companhia e citou a parceria com o Sistema FIERN – do qual o SENAI faz parte – como “muito importante” nesse contexto.

 

Ele se referiu aos técnicos de segurança do trabalho como “guardiões da galáxia petroleira”. “Olha a importância da atividade de vocês. Vocês cuidam da gente. Vocês cuidam de gente. O cuidado à vida é a principal função de vocês e essa é uma responsabilidade enorme”.

 

As aulas no Rio Grande do Norte foram realizadas no Hub de Inovação e Tecnologia (HIT) do SENAI-RN, complexo que sedia o Instituto SENAI de Inovação em Energias Renováveis (ISI-ER), o CTGAS-ER e as demais escolas do SENAI em Natal, capital do estado, além da primeira Faculdade de Energias Renováveis e Tecnologias Industriais do Brasil, a FAETI, do SENAI.

 

O conteúdo programático e a carga horária dos cursos foram construídos por um Comitê do SENAI, com a Petrobras. Parte dos módulos foi ministrado por instrutores da Universidade Petrobras.

 

Na área de segurança do trabalho, as disciplinas englobaram desde o básico de análise de riscos industriais qualitativa e de segurança em caldeiras, vasos de pressão e tubulações, até a apresentação de Normas Regulamentadoras (NRs) diversas, que trazem um conjunto de diretrizes técnicas essenciais para os trabalhadores, incluindo, por exemplo, segurança e saúde em plataformas de petróleo e segurança no trabalho em altura.

 

Segundo o contrato firmado para o desenvolvimento e a execução do programa, o objetivo era formar e qualificar os colaboradores da Petrobras para o exercício de suas atividades nas diversas áreas da companhia.

 

“Se eu pudesse sintetizar todas as histórias aqui, eu poderia afirmar que para muitos, estar na Petrobras era um sonho”, disse Mateus Meneses, orador da turma formada nesta quinta-feira. “Muitos aqui foram os primeiros a concluir um curso técnico na família, foram os primeiros a concluir uma faculdade na família e muitos aqui foram os primeiros a serem aprovados em um concurso e entrar na maior empresa do Brasil”.

 

Sergio Caetano Leite, CFO da Petrobras, Amora Vieira, diretora do CTGAS-ER, Marcela Duarte, coordenadora de educação do SENAI, em Natal, representantes da Universidade Petrobras e familiares dos/as novos/as petroleiros/as participaram da formatura.

 

Texto: Renata Moura

Fotos: Guilherme Arnaud

Skip to content