“Surpreenda-me”. As 12 letras dessa palavra resumem o clima que o SENAI do Rio Grande do Norte levou este ano ao Brazil Windpower, maior evento de energia eólica da América Latina e, para a instituição, ambiente escolhido para discussões e anúncios estratégicos que envolvem as áreas de Pesquisa, Desenvolvimento, Inovação (PD&I), educação e ESG – sigla em inglês para Environmental, Social and Governance, que corresponde a práticas ambientais, sociais e de governança que viraram sinônimos de sustentabilidade no mundo corporativo.
A programação foi realizada entre os dias 12 e 14 deste mês, em São Paulo. Segundo relatório divulgado nesta quinta-feira (21) pela Associação Brasileira de Energia Eólica e Novas Tecnologias (ABEEólica), 6,5 mil visitantes, 115 estandes e quase 40 horas de paineis foram registrados nesta edição.
“Foi um sucesso absoluto. No dia a dia, em conversas de educação, de empresas, de visitas, há uma palavra que as partes trazem no subconsciente que é o ‘surpreenda-me’”, diz o diretor do SENAI-RN e do Instituto SENAI de Inovação em Energias Renováveis (ISI-ER), Rodrigo Mello.
“Eu acho que se a gente pudesse trazer numa palavra o que foi o evento, talvez a melhor fosse exatamente essa, começando pela visibilidade que tivemos no que a gente faz, no que a gente está liderando e se propondo a fazer no Brasil com foco no onshore e no offshore”, acrescenta.
A participação do SENAI e do ISI foi marcada pela estreia das instituições no grupo de expositores, assim como pela divulgação de experiências bem sucedidas em ESG e do fortalecimento de parcerias com gigantes como a Maersk e a Petrobras.
“Esta edição do evento firmou o nosso posicionamento enquanto instituição que atua com soluções para a indústria eólica na formação de pessoas e no desenvolvimento de projetos de pesquisa. Consolidamos e fortalecemos as nossas relações com clientes e parceiros, nos posicionamos como exemplo de instituição que exerce no RN o protagonismo na entrega de produtos de educação, levamos exemplos e debatemos sobre nossa jornada e experiência”, analisa a diretora do Centro de Tecnologias do Gás e Energias Renováveis do SENAI-RN, Amora Vieira, parte da comitiva da instituição durante os três dias.
Representantes de empresas, de centros de pesquisa e a governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, estão entre os visitantes que passaram pelo estande.
A seguir, confira mais destaques do SENAI-RN no período:
PD&I com a Petrobras – O diretor do SENAI do Rio Grande do Norte e do Instituto SENAI de Inovação em Energias Renováveis (ISI-ER), Rodrigo Mello, participou de apresentação e entrevista coletiva em que o presidente da Petrobras, Jean-Paul Prates, anunciou a entrada efetiva da companhia na energia eólica offshore. Um conjunto de investidas que, nas palavras dele, “posicionam a empresa como maior desenvolvedora de projetos” nesta nova fronteira no Brasil, foi divulgado na ocasião. O Instituto SENAI de Inovação em Energias Renováveis fará as campanhas de medição necessárias – ou seja, o estudo das condições de vento e mar que embasarão decisões de investimento da empresa, segundo detalhou Mello durante o evento. Também participaram dos anúncios o diretor de Transição Energética da Petrobras, Maurício Tolmasquim, o presidente executivo da WEG, Harry Schmelzer Jr, o diretor superintendente da WEG Energia, João Paulo Gualberto da Silva, e o gerente Executivo de Energia Renovável na Petrobras, Daniel Pedroso.
Novos caminhos com a Maersk – Com parcerias já divulgadas ao mercado em educação profissional no Rio Grande do Norte, o SENAI-RN e a Maersk Training – gigante dinamarquesa do setor de logística e maior empresa de treinamentos profissionais para a indústria de energia eólica do mundo – fortaleceram laços durante o Brazil Windpower e avançaram em discussões para a construção de possíveis novos caminhos para desafios que nascem para a indústria no Brasil. As instituições estiveram juntas durante todo o evento, conectadas logo na entrada do pavilhão reservado à área de exposições. A alta liderança de ambas também se reuniu na terça-feira (12), para discussão de pautas estratégicas para o desenvolvimento da atividade no Brasil. Estiveram presentes no encontro, além de Rodrigo Mello, o superintendente de Negócios Internacionais do SENAI, SESI e IEL, Frederico Lamego, o gerente de Operações de Grupo da Maersk Training na Dinamarca, Tonny Moeller , o diretor da Maersk Training Brasil,Patrick Modolo, e a gerente de desenvolvimento de negócios da Maersk no Brasil, Keila Torres.
Lançamento de especialização – Outra novidade durante o Brazil Windpower foi o lançamento da “Especialização em gestão avançada para energia eólica” – primeira especialização técnica do Brasil voltada a profissionais que atuam no back-office do setor, em áreas ligadas à gestão interna dos negócios. O programa, com duração de 360 horas, foi apresentado em primeira mão ao mercado no evento. As aulas serão realizadas com periodicidade quinzenal. Começam em novembro deste ano e seguem até fevereiro de 2025. O curso é promovido pelo CTGAS-ER, do SENAI-RN, e reúne, no corpo docente, um time de especialistas de peso com larga experiência no setor (Clique aqui para saber mais: https://www.fiern.org.br/energia-eolica/#sobre). A investida dá largada à expansão das estratégias de qualificação da instituição, que também incluem a estreia no ensino superior com a FAETI – Faculdade de Energias Renováveis e Tecnologias Industriais já credenciada pelo Ministério da Educação. O início da operação da Faculdade é previsto para 2024.
ESG em foco – Exemplos de estratégias ESG e impulso à diversidade, projetos para eólicas e comunidades do RN, além de insights sobre “Segurança do trabalho e treinamento no contexto ESG”, foram levados por Rodrigo Mello e Amora Vieira ao Brazil Windpower, como debatedores e mediadores que representaram o SENAI em diferentes paineis no evento. As pautas foram discutidas em conjunto com grandes empresas e instituições, incluindo, entre as convidadas, CPFL Renováveis, Engeform Energia, Elera Renováveis, Fundação Getúlio Vargas (FGV), ENGIE Brasil, SEMACE, 2W Ecobank, Echoenergia, EDF Renewables, Grupo Tech.Wind e Omega Energia. Em um espaço chamado ESG Showcases, ações sociais realizadas por nove empresas do setor eólico no Nordeste brasileiro também ficaram em exposição durante os três dias em diferentes telas posicionadas nos corredores do Brazil Windpower, por meio de fotos e vídeos que também incluíram projetos desenvolvidos pelo SENAI do Rio Grande do Norte. A lista englobou, entre outras iniciativas, ações que estimulam a maior participação feminina nas salas de aula e no mercado de trabalho, além da descentralização do acesso à educação, com programas de capacitação profissional realizados em diferentes municípios. Outro resultado exibido foi a revista em quadrinhos Superliga contra nuvens de gás, recomendada pelo Ministério da Educação e pela agência de cooperação internacional alemã GIZ para ensino de equidade de gênero e transição energética nas escolas brasileiras. O conteúdo, concebido pelo Sistema FIERN, por meio do SENAI-RN e do Instituto SENAI de Inovação em Energias Renováveis (ISI-ER), foi inserido na cartilha digital “Energia & Equidade de Gênero”, acessível no Portal da Indústria, e está disponível à população com download gratuito.
SOBRE O SENAI
O SENAI é o maior complexo de educação profissional da América Latina e detentor da maior rede privada de Institutos de Tecnologia e Inovação para a indústria nessa região do mundo. No Rio Grande do Norte, engloba cinco Centros de Educação e Tecnologias: CET (Voltado ao setor da construção civil); CETCM (Voltado às indústrias de alimentos, vestuário e moda); CETIB (cursos diversos para a indústria); CETAB (vestuário, construção e outros), e CTGAS-ER, principal referência do SENAI no Brasil para educação e serviços com foco nas indústrias de energias renováveis e do gás, além de centro de excelência para soluções que estão em desenvolvimento – em parceria com a Alemanha – para educação profissional com foco em hidrogênio verde. A atuação se dá ainda por meio do Instituto SENAI de Inovação em Energias Renováveis (ISI-ER) – principal referência do SENAI no Brasil em Pesquisa, Desenvolvimento & Inovação com foco em energia eólica, solar e sustentabilidade – e do Instituto SENAI de Tecnologias em Petróleo e Gás (IST-PG).
Texto e fotos: Renata Moura
Av. Senador Salgado Filho, 2860 - Lagoa Nova - Natal/RN - CEP: 59075-900