Com coleções que expressaram pluralidade e criatividade, a turma concluinte do curso Design de Moda do SENAI-RN desfilou, na passarela instalada no Solar Bela Vista, as coleções, inspiradas no tema ‘Patrimônios no RN’. O desfile foi no sábado (2) à noite e marcou a formação de quinze estilistas. O evento reuniu alunos, professores, profissionais da moda e gestores do Sistema FIERN.
“Com toda a nossa identidade nas coleções, demonstramos domínio e paixão pelo que fazemos, culminando neste desfile, que ficará em nossa memória por toda a vida”, afirmou a estilista Ana Verônica Cesário, oradora da turma durante o discurso representando a turma concluinte. “A moda é afeto, sonho e coragem. E agora, transformados de estudantes em designers de moda, prontos para enfrentar o mercado. A ousadia é dotada de genialidade, poder e magia. E foi com essa ousadia que abraçamos a moda como nossa paixão”, acrescentou Verônica Cesário.
Ela destacou também que encontraram, no curso do SENAI, o conhecimento que buscavam para a atuação profissional no mercado da moda. “Fomos em busca do conhecimento e encontramos no SENAI o solo fértil para nossos sonhos florescerem”, afirmou.
Com formação em Direito e Filosofia, a estilista Renata Silveira, decidiu também ingressar profissionalmente no mercado de moda e, com isso, cursar Design de Moda no SENAI-RN. “Sempre tive ligação com a moda. Meu avô foi alfaiate e minha avó, costureira, mas a vida me levou para outras profissões. Depois de conhecer os cursos do SENAI na área, fiz primeiro o de Tendência e não larguei mais. Conclui o de Design”, narrou. Ela disse que agora o foco é firmar uma marca, que deve ter como ênfase matérias primas naturais e sustentabilidade.
A estilista Marina Moreira já tem formação em nível superior na área de Moda, mas decidiu fazer o curso de Design no SENAI, ao optar por uma formação mais específica e prática para costura e criação. “O curso superou as expectativas e lapidou a formação profissional que tenho planejado”, afirmou.
A diretora do CTGAS-ER, Amora Vieira, destacou que as coleções apresentadas no desfile são uma demonstração da sólida formação profissional das estilistas no curso de Design de Moda do SENAI no estado. “Temos o resultado do esforço de meses e confirma que faz parte do SENAI Moda estão entre os que fazem acontecer a moda do Rio Grande do Norte”, apontou.
A supervisora pedagógica do SENAI-RN, Geísa Revoredo, ressaltou que a instituição promoveu o desfile, como parte das atividades de conclusão de curso, no intuito de apresentar novos talentos ao mercado da moda local e nacional.
“O desfile apresenta esses novos talentos e também facilita registrar que, em Natal, temos sim, como ter uma qualificação profissional excelente com o time de professores do SENAI Clóvis Motta”, afirma. “Por outro lado, para os concluintes, o desfile significa a concretização do aprendizado ao longo do curso nas unidades curriculares. É a validação do sonho em apresentar para a comunidade suas criações”, observou Geísa Revoredo.
Todas as coleções contaram com a orientação da instrutora do SENAI-RN, Jéssica Cerejeira, que atua no Lab Moda do Centro de Educação e Tecnologias Clóvis Motta, uma das cinco unidades do SENAI no estado, e foram desenvolvidas pelos alunos, através dos conhecimentos adquiridos ao longo do curso de Design de Moda do SENAI.
Confira as coleções que foram apresentadas:
“Cajueiro de Pirangi”, do estilista Vinícius Lima: A coleção se inspira no maior cajueiro do mundo, apresentando uma abordagem surrealista que reflete a forma do caju por meio de balonês e mangas bufantes. O uso de tecidos rústicos permite o tingimento natural, reforçando a importância do artesanato na alta moda.
“Maré Viva: Um Rio de Fogo”, da estilista Mariana Moreira: A coleção é uma homenagem às maricultoras de Rio de Fogo, capturando sua cultura e trabalho manual. Contrapondo contrastes, expressa a força dessas mulheres através de peças únicas feitas à mão com crochê, refletindo o clima e o espírito litorâneo da região.
“Encontro de Gerações”, da estilista Gabi Fonseca: A marca Graça lança sua primeira coleção inspirada na Fazenda Bom Jardim em Goianinha. A arquitetura da fachada original inspirou peças com modelagens retas e estruturadas, refletindo as cores das janelas. A estilista Gabi Fonseca une moda, arquitetura e tradições, contando uma história intergeracional.
“Cordel em Flor”, da estilista Ana Verônica Cesário: A coleção da 50+ Store é voltada para mulheres independentes e empoderadas de 50 a 60 anos, que rejeitam estereótipos de idade na moda. Inspirada na estética armorial e no cordel potiguar, a estilista destaca as xilogravuras do artista Erick Lima em peças com tecidos naturais.
“Mitos de Sangue”, do estilista Theodore Maia: Uma coleção horror-punk destaca figuras ocultas que antes eram lendas urbanas assustadoras no norte do Rio Grande do Norte. Através da estética punk, transmitem uma mensagem de resistência política e um protesto contra a demonização e o desprezo histórico do sistema.
“Atol”, da estilista Annelyse Nogueira: Inspirada no Atol das Rocas, a coleção incorpora desenhos 3D que refletem as curvas dos corais e mangas estruturadas. A transparência e fluidez das roupas simbolizam a pureza e movimento das águas. A seleção de alguns tecidos sustentáveis é guiada pelos valores de uma moda consciente e as peças capturam as cores magníficas do Atol.
“Flor Mulher”, da estilista Alanna Lima: Inspirada na flor da Chanana, que se abre serena e calma sobre as manhãs do solo potiguar, a coleção traz uma identidade baseada na mulher. Uma história de delicadeza e força é contada, através do contraste entre tecidos fluidos e estruturados, cortes retos e assimétricos, além de bordados e o uso de cores extraídas das pétalas, explorando a sensibilidade e a coragem que é ser mulher.
“Renascer”, da estilista Camile Medeiros: A marca Camiwear lança a coleção Primavera Verão 23 inspirada na orquídea Cattleya Granulosa do nordeste. A linha reflete fases da vida, com designs leves e sensuais para despertar, florescer e o desabrochar da vida. As cores vibrantes desta flor são incorporadas em tecidos suaves. Peças fluidas com cortes retos e tons fortes capturam as formas das pétalas da orquídea.
“Paris em Natal”, da estilista Layne Rodrigues: A coleção traz consigo o luxo e o charme do cinema. Nas décadas que se inaugurou e se findou o Cine Polytheama, o primeiro cinema da capital do RN. As peças carregam elementos e cores inspiradas não só na arquitetura do lugar, como também no luxo dos figurinos utilizados pelos personagens da época.
“Alma”, da estilista Marianna Moura: A coleção traz o Festival de Música MADA como inspiração, famoso por sua diversidade musical e relevância nacional. O evento de 25 anos impulsiona a cena musical potiguar e a economia regional. A coleção é voltada para quem deseja curtir o MADA com estilo e conforto.
“Terra da Farinha” da estilista Andressa Rodrigues: Inspirada no município de Brejinho, “A Terra da Farinha”, que ficou famosa justamente pela produção da farinha de mandioca. Voltada para mulheres modernas, a coleção celebra a liberdade de vestir e a conexão com as raízes. Cores, tecidos e aviamentos representam a beleza da mulher que mantém viva a sua cultura e tradições do seu lugar.
“Percurso”, da estilista Patrícia Chaves: A coleção é inspirada no rio Potengi, desde a sua descoberta até os dias de hoje. Reflete as águas, pôr do sol, vegetação, mangue e ofícios locais, incluindo o problema do lixo. Cores como laranja, amarelo, verde e marrom representam diferentes elementos. Tecidos fluidos e inspirados no mangue trazem movimento às peças. A citação de João Guimarães Rosa reflete a busca do rio por profundidade.
“Baobá”, da estilista Renata Silveira: A coleção é uma homenagem ao “Baobá do Poeta”, árvore histórica do Rio Grande do Norte e inspiração para o autor do livro “O Pequeno Príncipe”. Texturas e elementos naturais refletem sua essência, os detalhes das peças destacam a textura do tronco e a flor peculiar da árvore e os materiais e tecidos únicos criam uma conexão estética e tátil com o Baobá.
“Garrafinhas de Tibau”, da estilista Beatriz Silva: A coleção que simula uma collab para o departamento Trendy da Riachuelo é inspirada nas garrafinhas de Tibau, um artesanato potiguar, feito com areia e argila colorida em garrafas de vidro. As cores e texturas dessas garrafas se refletem nos produtos, com tons vibrantes e bordados que remetem às artes em areia. Shapes ajustados e amplos, recortes e ondulações evocam o movimento da areia, resultando em uma coleção cheia de vida e artisticamente colorida.
“Estrela de Pedra”, da estilista Mayara Moura: Inspirada pela arquitetura do Forte dos Reis Magos, capturando suas cores e formas, as peças exibem detalhes assimétricos, recortes quadrados e triangulares, refletindo a estética da construção. As modelagens oferecem conforto para corpos curvilíneos, transmitindo liberdade e empoderamento e as cores são influenciadas pelo ambiente marítimo, enquanto pedrarias finas evocam a arquitetura interna do Forte.
Texto e fotos: Aldemar Freire
*Com informações do SENAI-RN
Av. Senador Salgado Filho, 2860 - Lagoa Nova - Natal/RN - CEP: 59075-900