Amaro Sales destaca produção da SHEIN no RN durante reunião do Conselho do SENAI

30/06/2023   12h31

 

O presidente da Federação da Indústria do Estado do Rio Grande do Norte, Amaro Sales de Araújo destacou que o estado terá a primeira produção de roupas da empresa chinesa SHEIN no Brasil durante a reunião do Conselho do SENAI realizada na manhã desta sexta-feira (30), na Casa da Indústria, em Natal.

 

“Com a vinda da SHEIN teremos um crescimento das oficinas de costura do Pró-Sertão. Esta é uma das maiores empresas do segmento no mundo que irá aterrissar aqui em terras potiguares. O Pró-Sertão é um braço forte do SENAI no Rio Grande do Norte”, diz o presidente.

 

A SHEIN fechou parceria com a COTEMINAS (Companhia de Tecidos Norte de Minas), do presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP), Josué Gomes, e a Santanense para estabelecer no Brasil uma rede com milhares de fabricantes do setor têxtil.

 

A fábrica da COTEMINAS que produzirá as peças para SHEIN fica em Macaíba-RN, enquanto as oficinas de costura que também irão fornecer peças estão espalhadas pelo estado do Rio Grande do Norte.

 

A SHEIN assumiu o compromisso com o governo brasileiro diante da intenção do governo federal de tarifar compras de produtos vendidos por plataformas de comércio chinesas. Em abril desse ano, a empresa anunciou que vai investir R$ 750 milhões no Brasil nos próximos anos para estabelecer uma rede com milhares de fabricantes do setor têxtil no país.

 

AÇÕES DO SENAI
Durante a reunião do diretor regional do SENAI-RN, Rodrigo Diniz de Mello apresentou ações da entidade e tratou de assuntos relativos ao desenvolvimento da indústria do Rio Grande do Norte.

 

“Destaco ações como a certificação de boas práticas em sistemas de ar-condicionado; certificação em curso de fabricação de salgados; o evento Café & Cia realizado em Mossoró; a realização do campo de postes para aulas práticas de eletricistas; a mentoria digital feita pelo SENAI; o polo de energias renováveis da rede Sebrae em nossa unidade; e as ações de incremento na gratuidade em Natal e Mossoró”, detalha o diretor.

 

A reunião contou também com apresentação da pesquisadora do Instituto Senai de Inovação (ISI-ER), Fabíola Carvalho, que falou sobre o ‘Projeto SAF’ para criação de um combustível sustentável de aviação.

 

“Trata-se de um produto de valor agregado. Para o projeto temos uma equipe multidisciplinar envolvida com o objetivo de chegar no produto final, o combustível sustentável de aviação. Esse projeto trata da energia como um todo”, diz a pesquisadora.

 

EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
Nacionalmente, o SENAI está consolidado como o maior complexo de educação profissional da América Latina, cujos resultados são expressos através de números e de sua capacidade de adequar-se às demandas técnicas e tecnológicas do mundo moderno.

 

No Rio Grande do Norte, o SENAI foi criado em 1953, como resultado das necessidades de formação de pessoas qualificadas para atender a indústria, cujos cursos eram realizados nas instalações da antiga Escola Industrial de Natal.

 

Ao longo de sua existência o SENAI-RN vem desenvolvendo ações pautadas em objetivos estrategicamente definidos para atender a evolução da indústria do estado, visando contribuir para o aumento da qualidade e produtividade das empresas industriais.

 

SERVIÇO
Para saber mais sobre os cursos oferecidos pelo SENAI-RN acesse https://www.rn.senai.br/matricula-online/

Skip to content