O SENAI do Rio Grande do Norte e a Vestas discutiram, nesta segunda-feira (05), possibilidades de formação profissional técnica para o setor de energias renováveis.
“O setor continua firme na demanda por mão de obra e tem um volume importante de parques em operação, com perspectiva de crescimento, então a demanda inicial por formações mais voltadas à construção dos parques se soma a uma demanda bem dimensionada para atividades de operação e manutenção, agora”, disse o diretor do SENAI-RN e do Instituto SENAI de Inovação em Energias Renováveis (ISI-ER), Rodrigo Mello.
A reunião foi realizada no Centro de Serviços da Vestas, em Parnamirim, com a presença do gerente de treinamento da companhia, Maycon Souza Silva. Integrantes da área de recursos humanos da empresa e a coordenadora de educação do Hub de Inovação e Tecnologia (HIT) do SENAI-RN, complexo que sedia o Centro de Tecnologias do Gás e Energias Renováveis (CTGAS-ER) e as demais escolas do SENAI em Natal, Rúbia Lahm, também participaram.
A pauta do encontro, disse Mello, foi uma demanda importante que o setor de energia tem apresentado: possibilidades de formação profissional nos municípios sedes dos parques eólicos ou nas microrregiões em que os empreendimentos são instalados.
“Trata-se de um profissional diferente, de nível médio. Ou seja, formado em cursos de maior duração, de mais profundidade de conhecimento, em regiões e municípios que não possuem essa oferta”, observa o diretor do SENAI.
Possibilidades como essa, frisa ele, abrem caminho para que mais pessoas não precisem se afastar do município em que vivem para trabalhar e contribuem para dinamizar a economia local.
“É um contexto em que há um resultado social importante com a chegada dessas empresas e com a operação delas nessas regiões, utilizando mão de obra dessas regiões”, frisa ainda. “Tratativas nessa direção estão vivas, em busca de suprir mais essa demanda da atividade”.
Caminhos
Esta não é a primeira vez que as instituições discutem, juntas, os potenciais caminhos para qualificação profissional, de olho nas necessidades do setor.
A convite do SENAI-RN, a Vestas participou, em maio, em São Paulo, de uma série de discussões do Comitê Técnico Setorial Nacional de Energias Renováveis, do SENAI, sobre os perfis profissionais que as indústrias de energias renováveis querem contratar e os caminhos para a formação de pessoal na área.
O Comitê funciona como um fórum técnico consultivo para subsidiar a elaboração dos perfis que atendam à atividade e a reestruturação dos programas de educação desenvolvidos pela rede SENAI.
Empresas que atuam em diferentes segmentos no mercado de energias renováveis participam dessa construção, junto com instituições como Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR), Associação Brasileira de Energia Solar (Abrasol), Associação Brasileira de Energia Eólica e Novas Tecnologias (ABEEólica), Associação Brasileira de Geração Distribuída (ABGD), agência pública de cooperação alemã GIZ e especialistas do SENAI em atuação nos estados do Rio Grande do Norte, Ceará, Bahia, Minas Gerais, Paraná e São Paulo.
Em 2022, o SENAI-RN também executou no estado o primeiro programa Keep it Local, iniciativa conjunta da Vestas, líder na fabricação, venda, instalação e manutenção de aerogeradores, e da EDP Renováveis (Euronext: EDPR), quarta maior produtora de energia eólica e solar do mundo. Por meio da iniciativa, 25 pessoas foram formadas para operar e manter parques eólicos. Mais de 50% eram mulheres, um resultado apontado como importante no caminho para a igualdade de gênero no setor elétrico.
Av. Senador Salgado Filho, 2860 - Lagoa Nova - Natal/RN - CEP: 59075-900