SENAI-RN e Associação Sino-Brasileira de Mineração discutem possíveis parcerias para análise de gemas

5/06/2023   11h12

 

O SENAI-RN e a Associação Sino-Brasileira de Mineração (ASBM) discutiram nesta quinta-feira (1º) a possibilidade de parcerias para a realização de ensaios e análises de gemas no estado. “Nós somos um centro de energias, mas também prestamos serviços nesta área, que tem crescido muito no Rio Grande do Norte”, disse o diretor do SENAI-RN e do Instituto SENAI de Inovação em Energias Renováveis (ISI-ER), Rodrigo Mello.

 

Dentro da instituição, o setor é atendido no Centro de Tecnologias do Gás e Energias Renováveis (CTGAS-ER). “Os produtores têm buscado o nosso laboratório para identificar potenciais gemas e para analisar qualitativamente alguns produtos com potencial de exploração. Colocamos à disposição da Associação Sino-Brasileira os serviços que oferecemos e a hipótese de discutir certificações na área, de forma a facilitar e fortalecer o ambiente de mineração do estado”, acrescenta.

 

Representantes da Associação no Brasil e no exterior participaram da reunião em que foi discutido o tema, no Hub de Inovação e Tecnologia (HIT), do SENAI-RN, sede do CTGAS-ER, em Natal. Entre os presentes no encontro estavam o presidente da ASBM, Luiz Guimarães, o secretário geral da Associação na China, Jun Chen, e o secretário do Desenvolvimento Econômico, da Ciência, da Tecnologia e da Inovação do Rio Grande do Norte, Jaime Calado.

 

A possibilidade de parcerias com a China em áreas como mineração foi pauta de missão recente do governo do estado ao país. Um dos projetos objetos de negociação foi a implantação do Laboratório de Certificação de Gemas no Rio Grande do Norte, citado pelo Estado como “um passo importante para a mineração, especialmente para as pedras preciosas que são extraídas do estado”.

 

Na ocasião, a governadora Fátima Bezerra esteve no Instituto de Recursos Minerais da Academia Chinesa de Ciências Geológicas (CAGS), com o vice-presidente Yan Chengyi, onde assinou um acordo de cooperação que, segundo o governo, traz perspectivas de avanços à implantação do Laboratório. A agenda contou com a participação de Jaime Calado e do presidente da Associação Sino-Brasileira de Mineração.

 

Skip to content