Crianças da Escola Estadual Stella Gonçalves, da comunidade Guarita, do Alecrim, visitaram o Hub de Inovação e Tecnologia (HIT) do SENAI-RN, em uma aula de campo que uniu a “Hora do Conto” – um momento de histórias e muita fantasia na biblioteca do centro – com música popular brasileira e mais conhecimentos sobre sustentabilidade e energias.
A personagem central da ação foi a poeta e bibliotecária paraibana Zila Mamede, que viveu no Rio Grande do Norte e se tornou, no estado, um dos grandes nomes da literatura.
No total, 32 meninos e meninas com idades entre 8 e 11 anos, participaram da atividade, preparada pela equipe de bibliotecários do HIT.
Um baú de madeira, tecidos coloridos, uma cartola e uma pena gigante ajudaram a compor o cenário em que foi contada a história de Zila, na biblioteca.
As crianças também foram embaladas, no local, por uma aula de iniciação musical com “Minha Canção”, de Chico Buarque de Holanda.
Despertar
“Espera-se que a Hora do Conto, ou Contação de Histórias, como em muitos lugares é chamada, seja um instrumento muito importante na formação da criança, sendo um estímulo ao hábito da leitura, abrindo as portas para a escrita, despertando a imaginação e sendo um convite para que o indivíduo sonhe acordado”, disse o bibliotecário Nele Machado, um dos idealizadores da ação.
“O conto está presente em nossas vidas muito antes da escrita ser inventada. O ato de contar histórias fascina qualquer pessoa, é um momento único para quem conta e para quem ouve. A “Hora do Conto” é uma via de mão dupla, se tornando prazerosa tanto para quem conta a história como para quem está a escutar. É também uma grande oportunidade de promover a Cultura no âmbito da biblioteca”, acrescenta.
O Hub de Inovação e Tecnologia do SENAI-RN é o complexo que sedia, em Natal, o Instituto SENAI de Inovação em Energias Renováveis e o Centro de Tecnologias do Gás e Energias Renováveis (SENAI/CTGAS-ER), referências do SENAI no Brasil em pesquisa, desenvolvimento, inovação e soluções de educação profissional para energias, gás e sustentabilidade.
A estrutura engloba, ainda, um Habitat de Inovação para grandes indústrias, as demais escolas do SENAI-RN em Natal, e o “Polo de Aceleração de Negócios em Energias Renováveis do Brasil”, do Sebrae-RN, para atendimento a startups e a micro e pequenas empresas de todo o país.
Inspiração
Além de participar da “Hora do Conto”, meninos e meninas fizeram um breve tour pelas instalações do complexo, incluindo o laboratório de energia solar. “A experiência de visitar as instalações do SENAI dá ao aluno e à aluna da educação básica a perspectiva de outros modos de aprendizado, outros saberes, apresenta novas profissões, permite o contato com tecnologias da indústria, inspira, dá uma referência de educação profissional. E tornando-se referência de instituição de ensino, torna-se um símbolo da educação profissional no imaginário coletivo”, analisa o bibliotecário Caio Delfino, também idealizador da programação.
A turma recebeu, ainda, exemplares da “Superliga contra nuvens de gás”, revista em quadrinhos baseada em evidências científicas e outros dados reais, que transforma pesquisadores e pesquisadoras do Instituto SENAI em heróis e heroínas para enfrentar o descontrole do Dióxido de Carbono (CO2) – o mais abundante gás do efeito estufa – e as ameaças que as emissões descontroladas dele trazem ao planeta.
A Revista foi concebida pelo Sistema FIERN, por meio do SENAI-RN e do ISI-ER e pode ser baixada gratuitamente online – clique aqui para fazer o download. Em março deste ano, o trabalho foi recomendada pelo Ministério da Educação (MEC) e a agência pública de cooperação alemã GIZ como parte dos materiais selecionados para auxiliar escolas do Brasil a abordarem transição energética e descarbonização, em sala de aula – com estímulo à equidade de gênero e ao aumento da participação de meninas e mulheres no setor de energias renováveis.
Acompanharam o grupo durante a visita as professoras da escola e Freiras da Congregação de Nossa Senhora de Belém, Irmã Anna Paula de Jesus e Irmã Domínica do Santo Rosario, e as professoras Patriziane Souza e Marineide Sérgio.
SAIBA MAIS
Esta não é a primeira vez que a trajetória de Zila Mamede é destacada na biblioteca do HIT. Entre os dias 08 e 31 de março de 2023, ela foi homenageada com a mostra “Zila Mulher, Poeta e Bibliotecária”, em alusão ao Dia Internacional da Mulher e ao Dia do Bibliotecário.
Av. Senador Salgado Filho, 2860 - Lagoa Nova - Natal/RN - CEP: 59075-900