ISI-ER e Departamento Nacional do SENAI discutem projetos no setor de energias renováveis

22/09/2021   14h20

O Instituto SENAI de Inovação em Energias Renováveis (ISI-ER), sediado no Rio Grande do Norte e principal referência do SENAI no Brasil para inovação, pesquisa e desenvolvimento em energia eólica, solar e sustentabilidade, recebeu nesta semana a primeira visita de representantes do Departamento Nacional do SENAI para discussão de estratégias voltadas à atuação no setor energético.

 

“Discutimos programas e projetos de médio e longo prazos para o mercado de energias renováveis. A proximidade do SENAI local com o Departamento Nacional da instituição é fundamental para o bom desenvolvimento de estratégias e ações de olho nesse setor, que vem crescendo a passos largos no Brasil e tem demandado soluções e serviços do SENAI no Rio Grande do Norte continuamente”, disse Rodrigo Mello, diretor do ISI-ER e do Centro de Tecnologias do Gás e Energias Renováveis (CTGAS-ER), centros que dividem espaço no Hub de Inovação e Tecnologia (HIT) do SENAI-RN, em Natal.

 

A visita contou com a presença do diretor de operações do SENAI Nacional, Gustavo Leal, que coordena, entre outras atividades, as de educação profissional, inovação organizacional e tecnológica. O superintendente de Tecnologia e Inovação do SENAI Nacional, Jefferson Gomes, também participou da programação, que incluiu reunião-almoço com o presidente do Sistema FIERN e do Conselho Regional do SENAI-RN, Amaro Sales de Araújo, o diretor regional do SENAI-RN, Emerson Batista, e o diretor do ISI-ER e do CTGAS-ER, Rodrigo Mello.

 

Habitat de Inovação

Na pauta de discussões do grupo um dos projetos foi o Habitat de Inovação do HIT, que será inaugurado até o início de outubro com a estreia do escritório de inovação de uma gigante mundial do setor de energia.

 

O Habitat de Inovação é um ambiente colaborativo instalado dentro do Hub de Inovação e Tecnologia do SENAI em Natal para relacionamento com as indústrias. A estrutura oferece espaço físico para instalação de escritório da empresa interessada vinculado ao Instituto SENAI de Inovação em Energias Renováveis, com acesso à infraestrutura compartilhada e à equipe especializada, co-criação de soluções personalizadas em Pesquisa & Desenvolvimento, consultoria e metrologia, além de segurança jurídica.

 

O SENAI Nacional vem estimulando a implantação do modelo em todo o país. Atualmente, três Habitats estão implantados na rede: um no RN, um no Paraná e outro em Pernambuco. “O Habitat que criamos no HIT do SENAI no Rio Grande do Norte foi o primeiro do Brasil a aprovar um projeto, ou seja, a formalizar uma parceria para instalação de uma empresa através da plataforma de Inovação do SENAI Nacional”, diz Rodrigo Mello.

Skip to content