A inovação é uma aliada importante neste momento de crise econômica. Suas ferramentas podem ajudar a reduzir o impacto do coronavírus no desempenho das empresas. As opções vão desde linhas especiais de créditos voltados para ciência, tecnologia e inovação (CT&I) até editais de financiamento integral a projetos direcionados à redução dos efeitos da covid-19.
Para ajudar a identificar o que é mais aderente à sua realidade, a Confederação Nacional da Indústria (CNI) e a Mobilização Empresarial pela Inovação (MEI) atualizam trimestralmente o MEI Tools, que compila informações sobre diversos instrumentos voltados para fortalecer a capacidade inovativa das empresas. A última edição traz novidades em captação de recursos, casos empresariais, apoio técnico, tecnológico e articulação institucional, além de apoio à inserção global das empresas via inovação.
Com a chegada da pandemia, e com o intuito de reforçar a importância da inovação, a CNI lançou o Boletim Extraordinário MEI Tools Covid-19. Trata-se de uma publicação semanal feita para ajudar empresas, startups e pesquisadores a encontrarem instrumentos de apoio e financiamento específicos para combater os efeitos da crise causada pelo novo coronavírus.
A diretora de Inovação da CNI, Gianna Sagazio, alerta que empresas de qualquer porte têm condições de inovar e de adotar a digitalização em uma escala inicial. “Precisamos ter estratégia de longo prazo e criar mecanismos para dar suporte às empresas para inovarem. Empresas de todos os portes podem utilizar as tecnologias de digitalização. É importante a priorização da inovação como parte de suas estratégias de desenvolvimento e competitividade”, recomenda.
Confira algumas dicas que a CNI reuniu sobre o uso da inovação como uma alavanca em meio à pandemia:
1. Considere aprimorar seu modelo de negócio
Mais do que adotar a inovação em produto ou em processos produtivos, pode ser a hora de sua empresa aprimorar a estrutura organizacional ou a forma como se posiciona no mercado. Essa é uma excelente estratégia para alcançar novos consumidores.