O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial no Rio Grande do Norte (SENAI-RN) encerrou o período de janeiro a setembro com expansão no número de matrículas para cursos profissionalizantes e nos atendimentos que resultaram em soluções nas áreas de tecnologia e inovação, principalmente para indústrias. O alcance dos serviços também aumentou, chegando a 91% dos municípios do estado.
Os resultados foram apresentados nesta sexta-feira (29) pelo diretor regional da instituição, Emerson Batista, em reunião do Conselho Regional na Casa da Indústria. O Conselho é presidido pelo presidente do Sistema FIERN, Amaro Sales de Araújo.
Na área de educação, os dados mostram que as matrículas superaram em 10% o previsto para o período, com maior crescimento nos cursos de aperfeiçoamento e especialização profissional.
Tecnologia e Inovação
No campo das soluções em tecnologia e inovação, que abrange serviços técnicos especializados, consultorias, pesquisa, desenvolvimento & inovação, além de metrologia – com serviços de ensaios e calibração – os atendimentos ultrapassaram em 15% a meta do período.
Entre janeiro e setembro, são 14 projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação contratados ao SENAI-RN por meio do Instituto SENAI de Inovação em Energias Renováveis (ISI-ER) e, de acordo com o Plano de Ação e Orçamento 2022, apresentado durante a reunião, a perspectiva é de expansão. “Prevemos pelo menos 7 novos projetos no próximo ano, além da continuidade dos que já estão em andamento”, disse Emerson Batista.
O presidente do Conselho Regional, Amaro Sales, destacou a chegada recente de grandes empresas do setor de energia ao Hub de Inovação e Tecnologia (HIT) do SENAI-RN, complexo do qual o ISI-ER também faz parte, frisando que o estado “é a bola da vez no setor”. O Rio Grande do Norte, que já é o maior produtor nacional de energia eólica, está, na avaliação do presidente, definitivamente no radar dos grandes players do mundo.
“A CTG Brasil, uma das maiores em energia limpa, já se instalou no Habitat de Inovação do HIT, a Maersk Training, gigante em treinamentos no setor de energia, também está chegando e recebemos recentemente a visita de executivos da Shell”, exemplificou.
SOBRE O SENAI
O SENAI é o maior complexo de educação profissional da América Latina e detentor da maior rede privada de Institutos de Tecnologia e Inovação para a indústria nessa região do mundo. No Rio Grande do Norte, engloba cinco Centros de Educação e Tecnologias: CET (Voltado ao setor da construção civil); CETCM (Voltado às indústrias de alimentos, vestuário e moda); CETIB (cursos diversos para a indústria); CETAB (vestuário, construção e outros), e CTGAS-ER, principal referência do SENAI no Brasil para educação e serviços com foco nas indústrias de energias renováveis e do gás. A atuação no RN se dá ainda por meio do Instituto SENAI de Inovação em Energias Renováveis (ISI-ER), na capital, Natal, e do Instituto SENAI de Tecnologias em Petróleo e Gás (IST-PG), em Mossoró.
Apenas no RN, os serviços oferecidos entre janeiro e setembro alcançaram indústrias, instituições e profissionais em busca de qualificação de 152 municípios, ou seja, de 91% do território potiguar. No mercado, empresas de todos os portes são atendidas, em setores como energia, alimentos e bebidas, construção civil, têxtil e de confecção e petróleo e gás.
Av. Senador Salgado Filho, 2860 - Lagoa Nova - Natal/RN - CEP: 59075-900